A brasileira Valdileia Martins entrou para história do esporte brasileira na manhã desta sexta-feira (02). Ela alcançou 1,92m e igualou Orlane Maria dos Santos, que bateu recorde no salto em altura em Bogotá, na Colômbia.
A primeira tentativa de Valdileia foi 1,88m, mas não teve sucesso. Na segunda, acertou e subiu para 1,90m, seu antigo recorde. Valdileia, inclusive, era apenas a segunda mulher brasileira a alcançar a marca de 1,90 m. Ela conquistou o resultado no III Desafio CBAt/CPB, realizado em abril, também no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Com o 1,92m, entra novamente para história do atletismo.
O lado negativo do dia, porém, é que Valdileia sofreu uma lesão ao tentar saltar 1,95m. Classificada para a final de domingo (04), a presença da brasileira não está confirmada.
Natural de Querência do Norte, no Paraná, Valdileia tem 35 anos e compete como atleta federada há 18 anos, consolidando-se como um dos grandes nomes do atletismo brasileiro.
Em 2023, ela ficou em quinto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, saltando 1,78 m. Também foi campeã no Sul-Americano em São Paulo, com a marca de 1,84 m, e venceu o GP São Paulo, saltando 1,78 m. Neste ano, Valdileia já havia registrado um salto de 1,87 m em março, durante o 1º Circuito Paulista Open de Atletismo.