
Bia Souza bateu a israelense Raz Hershko na final da categoria acima de 78 kg nesta sexta-feira (2), conquistando a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris.
Além do ouro inédito, a conquista de Bia garantiu a melhor participação da história do judô brasileiro em Olimpíadas, com três medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata (William Lima) e uma de bronze (Larissa Pimenta).
A delegação brasileira somou quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, sendo uma de ouro (Sarah Menezes) e três de bronze (Felipe Kitadai, Rafael Silva e Mayra Aguiar).
O judô é o esporte que mais gerou medalhas para a delegação brasileira na história da competição, com 27. Em segundo lugar está o atletismo, com 20 conquistas.
A primeira medalha da história do Brasil no judô dentro das Olimpíadas veio em 1972, nos Jogos de Munique, com o judoca Chiaki Ishii, na categoria até 93 kg.
O primeiro ouro brasileiro na modalidade veio apenas em 1988, na edição de Seul, quando Aurélio Miguel bateu o alemão Marc Meiling na decisão da categoria até 95 kg.











Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.