Responsável por organizar a competição de surfe nos Jogos Olímpicos, a ISA decidiu excluir o australiano Benjamin Lowe do corpo de arbitragem das Olimpíadas de Paris 2024. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (1º) e acontece após o jurado posar ao lado do surfista compatriota Ethan Ewing, possível rival do brasileiro Gabriel Medina.
Segundo o comunicado, "é inadequado que um juiz interaja dessa maneira com um atleta e sua equipe" antes de uma competição tão importante. No texto, a ISA afirma que a medida visa proteger Lowe e também a integridade do torneio.
A foto de Lowe ao lado de Ethan ganhou maior repercussão após uma denúncia de Pedro Scooby, surfista de onda gigantes que é amigo de Gabriel Medina. Em publicação feita nas redes sociais, ele mostrou a imagem e disse que o jurado já havia prejudicado Medina na Tóquio 2020 .
"Lá em Tóquio, um juiz deu as notas mais altas para os adversários do Medina e as notas mais baixas para ele nas baterias. Foi feita uma reclamação formal para o Comitê Olímpico Internacional, e os caras não fizeram nada. Este cara está aqui [em Teahupoo, no Taiti], de novo. Hoje, eu recebi uma foto dele abraçado com Ethan [Ewing], que é o cara se passar, e o Medina também passar, eles podem se enfrentar na semifinal", disse.
As quartas de final do surfe masculino acontecem nesta quinta-feira (1º) . Gabriel Medina enfrentará o também brasileiro João Chianca. O vencedor irá disputar medalha no próximo sábado (3).
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.