O Brasil foi derrotado para o Japão por 2 a 1 neste domingo (28), no Parque dos Príncipes, em jogo válido pela segunda rodada do grupo C do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris.
Com o resultado, a seleção feminina ficou nos 3 pontos e dificultou a classificação ao mata-mata. As japonesas somaram seus 3 primeiros pontos, e enfrentam a Nigéria na última rodada.
Partida
1º tempo
O jogo começou truncado, com as seleções se estudando e criando poucas chances de gol. A primeira oportunidade do Brasil veio aos 16 minutos do primeiro tempo, quando Priscila recebeu cruzamento de Yasmin, mas não conseguiu converter em gol.
Na sequência, as japonesas aproveitaram a defesa brasileira aberta, encaixaram um rápido contra-ataque que deixou a meia Miyazawa cara a cara com a goleira Lorena, que observou a finalização errada.
Em mais uma jogada veloz, aproveitando os espaços, as japonesas chegaram a área brasileira pela segunda vez aos 37 minutos, e Lorena precisou defender um fraco chute de Hasegawa.
Nos acréscimos da primeira etapa, a finalização de Moriya parou no braço direito da zagueira Rafaelle, resultando em pênalti para o Japão. Lorena aproveitou a batida ruim de Tanaka, defendendo a cobrança.
2º tempo
O técnico Arthur Elias não gostou da primeira etapa, e voltou para o segundo tempo com três alterações: as entradas de Ludmilla, Tarciane e Jheniffer.
As mudanças não demoraram para fazer efeito, e o Brasil abriu o placar aos 10 minutos com Jheniffer, que recebeu um belo passe de Ludmilla após uma boa sequência envolvendo Marta.
Após o gol brasileiro, o Japão passou a pressionar, e após cobrança de escanteio, Tanaka acertou um lindo voleio, que parou em outro milagre de Lorena.
Nos acréscimos finais, Yasmin impediu um ataque promissor japonês com o braço, e a árbitra Rebecca Welch marcou o segundo pênalti para o Japão. A zagueira Kumagai assumiu a batida, e deixou tudo igual ao deslocar a arqueira brasileira.
Logo na sequência, a meio-campista Tanikawa aproveitou o erro de passe de Rafaelle para encobrir a goleira Lorena, que estava adiantada, e virar o jogo para o Japão.
Próxima partida
O Brasil volta a campo na quarta-feira (31), quando enfrenta a Espanha, atual campeã mundial, pela última rodada da fase de grupos, precisando de um empate para encaminhar a vaga ao mata-mata.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.