A nadadora Ana Carolina Vieira foi expulsa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) , neste domingo (28). Segundo a coluna da jornalista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a entidade decidiu punir a atleta após uma discussão que contou com gritos e dedo na cara.
De acordo com a matéria, Ana Vieira teria discordado da estratégia da CBDA em retirar a nadadora Maria Fernanda Costa , a Mafê , da prova de revezamento dos 4x200 m livre. No entendimento da atleta, a companheira é fundamental para o bom desempenho do Brasil na prova.
A comissão técnica, por outro lado, decidiu que Mafê priorize a semifinal dos 200 m livre. Após avançar com o oitavo melhor tempo na classificatória , a brasileira tem chances reais de ir para mais uma final - neste sábado, ela foi sétima colocada nos 400 m livre.
A discussão, segundo a própria CBDA, não foi o único motivo para a exclusão da atleta. Em comunicado, a confederação explicou que Ana Vieira e seu namorado, o também nadador Gabriel Santos, deixaram a Vila Olímpica sem autorização, na noite desta sexta-feira (26).
"A pessoa deve sempre se portar com respeito, educação e essas coisas não aconteceram", disse em entrevista coletiva o chefe da Equipe Brasileira de Natação, Gustavo Otsuka. "Não viemos para passeio, de férias, para brincar, viemos trabalhar pelo Brasil", completou o cartola.
Com a punição, Ana Vieira retorna ao Brasil imediatamente. Já Gabriel Santos recebeu uma advertência, permanecendo em Paris com o restante da delegação do Time Brasil.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.