Após se envolver em polêmica com o uniforme da delegação francesa, Sasha Zhoya surpreendeu durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Segundo o jornal francês 'Le Parisien', Zhoya, que havia solicitado para usar saia, mudou de ideia e decidiu ir de calças ao desfile no rio Sena, nesta sexta (26).
O Comitê Olímpico e Esportivo Nacional da França (CNOSF) autorizaram que o atleta vestisse a saia no evento, quando ele mesmo e a marca de luxo que assinou o uniforme, pressionarem a entidade pela autorização. O pedido do atleta abriu uma discussão sobre a divisão de gênero na roupa dos atletas.
O comitê havia se oposto ao pedido de Zhoya, mas depois, mudou de ideia e disse que concordava com a escolha. A resposta afirmativa veio a partir do apoio da marca italiana Berluti, pertencente ao império de luxo francês LVMH, que criou o uniforme. Os designers ficaram do lado de Zhoya durante as negociações com o CNOSF, e o comitê, mesmo contrariado, cedeu à pressão.
Inicialmente, para os atletas do gênero masculino, o uniforme seria composto por um blazer com as cores da bandeira francesa, em tons azuis e vermelhos. Já as representantes femininas, utilizariam uma versão do blazer sem mangas, como coletes, nos mesmos tons, acompanhadas de saias. No dia da prova do uniforme, Sasha reagiu com surpresa ao saber que era o primeiro homem a pedir para experimentar a saia — reservada inicialmente às mulheres.
Veja abaixo galeria de fotos da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024:
Entre em nossa página e veja as principais notícias dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.