A abertura
oficial das Olimpíadas de Paris
será feita em um formato jamais visto na história dos Jogos. Pela primeira vez, a cerimônia não será realizada dentro de um estádio, mas sim às margens do Rio Sena.
Pelo ineditismo, o evento vem causando grande expectativa por parte daqueles que pretendem acompanhar a festa.
A cerimônia de abertura será realizada em Paris, capital da França, nesta sexta-feira (26), e está marcada para começar às 14h30 pelo horário de Brasília. TV Globo, Sportv, Globoplay e Cazé TV farão a transmissão ao vivo.
As delegações também serão apresentadas de maneira inédita, uma vez que irão "desfilar" em barcos por um trajeto de 6 km pelo rio. Para facilitar a vida dos espectadores, as embarcações de todos os países irão contar com câmeras especiais, trazendo imagens dos atletas.
A saída das embarcações será na ponte Austerlitz e o trajeto irá dar a volta nas duas ilhas no ponto central de Paris (a Île Saint Louis e a Île de la Cité) antes de atravessar algumas pontes e portões e terminar no Trocadero, na margem direita do Sena, oposta à Torre Eiffel.
Outra questão interessante do modelo inédito da abertura, é que a maioria das pessoas não vai precisar pagar para assistir à cerimônia, uma vez que o público irá acompanhar as embarcações pelo trajeto do Sena. Além disso, serão instalados 80 telões e caixas de som ao longo do percurso.
A expectativa é que centenas de milhares de pessoas acompanhem a abertura de perto, que vai contar com 85 barcos carregando os mais de 10 mil atletas dos 204 países participantes.
Veja abaixo galeria de fotos de Paris 2024:
Entre em nossa página
e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.