Após a suspensão da equestre Charlotte Dujardin
por maus-tratos ao seu cavalo,
o advogado da fonte que denunciou o caso disse que a mesma comemorou a punição. Tricampeã olímpica no hipismo,
Dujardin desistiu da disputa pelo tetra nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
depois de um caso de maus tratos a cavalos vir à tona.
Na manhã desta quarta-feira (24), a imprensa britânica divulgou o vídeo em que Dujardin aparece chicoteando um cavalo mais de 24 vezes em um minuto, o animal em questão estava sendo montado por uma aluna.
O jornal britânico 'The Thelegraph' caracterizou as imagens como "angustiantes e chocantes", e explicou a técnica que a equestre aparentemente estava tentando ensinar ao cavalo costuma ser feita de outra forma, sem violência.
Confira vídeo abaixo:
“Acredita-se que Dujardin esteja ensinando ao cavalo o ‘piaffe’, a técnica de trote em câmera lenta. Mas aqueles que ensinam o ‘piaffe’ normalmente o fazem batendo levemente no cavalo, apenas para incentivá-lo a levantar as pernas”, diz a publicação.
O caso foi denunciado à FEI e à Federação Equestre Britânica pelo advogado holandês Stephan Wensing, que representava um informante anônimo. Segundo o advogado, a fonte resolveu expor o vídeo pois "não suportou ver Charlotte Dujardin vencer".
Ainda de acordo com o profissional, o cliente "hesitou muito" em registrar a denúncia, mas decidiu que "não conseguiria permitir que Dujardin ganhasse medalhas nas Olimpíadas".
Entre em nossa página
e veja as principais notícias dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.