Dona de três medalhas de ouro e seis pódios em Jogos Olímpicos
, a britânica Charlotte Dujardin
, estrela na categoria adestramento do hipismo, decidiu desistir das Olimpíadas às vésperas do início da competição - a Paris 2024 começa nesta sexta-feira (26).
Em comunicado oficial, Dujardin reconheceu que desistiu de tentar o tetracampeonato olímpico após um vídeo em que aparece batendo em um cavalo viralizar nas redes sociais. Segundo a britânica, o caso teria acontecido há quatro anos.
"Surgiu um vídeo de quatro anos atrás que me mostra cometendo um erro de julgamento durante uma sessão de treinamento. Compreensivelmente, a Federação Internacional de Esportes Equestres (FEI) está investigando o caso, e tomei a decisão de me afastar de todas as competições, inclusive os Jogos Olímpicos", diz um trecho do texto.
Sem dar mais detalhes sobre o acontecimento, a multicampeão olímpica, que era cotada a ser porta-bandeira da Grã-Bretanha nos Jogos de Paris, disse que sua atitude foi injustificável.
"O que aconteceu foi completamente fora do meu normal e não reflete como eu treino meus cavalos ou meus alunos; no entanto, não há desculpas. Estou profundamente envergonhada e deveria ter sido um melhor exemplo naquele momento", continuou Dujardin. Por fim, a adestradora de 39 anos pediu desculpas aos torcedores, atletas e patrocinadores, ressaltando que irá colaborar com as investigações.
Investigação
Pouco depois da desistência da atleta, a Federação Internacional de Esportes Equestres (FEI) decidiu se pronunciar sobre o caso.
"Em 22 de julho de 2024, a FEI recebeu um vídeo que mostra a Sra. Dujardin em conduta oposta aos princípios do bem-estar dos cavalos. (...) A FEI condena qualquer conduta contrária ao bem-estar dos cavalos e possui regras rígidas para lidar com tal comportamento. Nosso compromisso em garantir os mais altos padrões de bem-estar e espírito esportivo dos equinos permanece inabalável", diz um trecho do comunicado.