Ana Marcela
Instagram
Ana Marcela

A baiana Ana Marcela Cunha, de 29 anos, conquistou a medalha de ouro na maratona aquática da Olimpíada de Tóquio na noite desta terça-feira .

Eleita seis vezes a melhor atleta do mundo em maratonas aquáticas, Ana Marcela também é tetracampeã mundial em provas de 25km (2011, 2015, 2017 e 2019) e campeã pan-americana em Lima (2019) na prova de 10km. A nadadora ainda participou da estreia da modalidade na Olimpíada de Pequim.

O sonho de uma medalha olímpica poderia ter se tornado realidade na Rio-2016, mas ela terminou a competição como décima colocada, após ter derrubado o seu suplemento na água. Por se tratar de uma prova de resistência, para suportar o trajeto, os nadadores precisam repor o estoque de energia.

Exigente consigo mesma, não aceitava apenas ser boa. Queria ser perfeita e superar a frustração da última edição nesta, que acredita que ser a sua última chance olímpica. Por isso, trabalhou incansavelmente com o técnico Fernando Possenti na preparação para Tóquio.

Você viu?

Apesar da dificuldade pela temperatura da água, beirando os 30 graus, Ana Marcela aprimorou as estratégias para driblar os obstáculos. Para manter-se à frente do pelotão, por exemplo, optou por se hidratar em voltas intervaladas.

Nos primeiros meses de pandemia, nadou em casa usando um equipamento ergonômico para simular a movimentação e o esforço na piscina. Depois, retornou a rotina com dez sessões de treino semanais; quatro de preparação física; duas de fisioterapia. Além disso, ainda teve que fazer testes diários de covid-19.

Na reta final, se instalou em Sierra Nevada, que fica a 2.320 metros acima do mar, onde há um dos centros de treinamentos mais concorridos do mundo pelos ganhos fisiológicos que proporciona aos atletas: níveis de hemoglobina, condicionamento e fisiologia.

Tudo foi perfeitamente calculado, com bastante antecedência — a reserva foi feita no início de 2019.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários