Ítalo Ferreira fez história e se tornou o primeiro medalhista de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao vencer o japonês Kanoa Igarashi na decisão do surfe, na madrugada desta terça-feira. Com isso, o surfista também é o 31º atleta brasileiro a ficar no lugar mais alto do pódio pelo país na história olímpica.
Você viu?
O potiguar de Baía Formosa também se tornou o primeiro medalhista da história do surfe masculino em Olimpíadas. Em 23 participações, o Brasil conquistou um total de 130 medalhas (31 de ouro incluindo a de Ítalo Ferreira, 37 de prata e 63 de bronze).
(veja fotos de Ítalo Ferreira na galeria abaixo)
Ao todo, o Brasil tem treze bicampeões olímpicos: Adhemar Ferreira da Silva (atletismo), Torben Grael, Marcelo Ferreira e Robert Scheidt (vela), Maurício Lima, Giovane Gávio e Sérgio Dutra (vôlei masculino), Fabi Oliveira, Jaqueline Carvalho, Fabiana Claudino, Paula Pequeno, Thaísa Menezes e Sheilla Castro (vôlei feminino).
O canoísta Isaquias Queiroz é o único brasileiro a ganhar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos, feito que conquistou durante a Rio-2016.
Confira os medalhistas de ouro:
- Tóquio-2020: Ítalo Ferreira (Surfe)
- Rio-2016: Rafaela Silva (Judô), Thiago Braz (Atletismo), Robson Conceição (Boxe), Martine Grael e Kahena Kunze (Vela), Bruno Schmidt e Alison Cerutti (Vôlei de praia), Seleção masculina de futebol (futebol), Seleção masculina de vôlei (Vôlei).
- Londres-2012: Sarah Menezes (Judô), Arthur Zanetti (Ginástica), Seleção feminina de voleibol (Vôlei).
- Pequim-2008: César Cielo (Natação), Maurren Maggi (Atletismo), Seleção feminina de voleibol (Vôlei).
- Atenas-2004: Robert Scheidt (Vela), Emanuel Rego e Ricardo Alex Santos (Vôlei de praia), Rodrigo Pessoa (Hipismo), Torben Grael e Marcelo Ferreira (Vela), Seleção masculina de voleibol (Vôlei).
- Atlanta-1996: Sandra Pires e Jaqueline Silva (Vôlei de Praia), Torben Grael e Marcelo Ferreira (Vela), Robert Scheidt (Vela).
- Barcelona-1992: Rogério Sampaio (Judô), Seleção masculina de voleibol (Vôlei)
- Seul-1988: Aurélio Miguel (Judô)
- Los Angeles-1984: Joaquim Cruz (Atletismo)
- Moscou-1980: Marcos Soares e Eduardo Penido (Vela), Alexandre Welter e Lars Björkström (Vela)
- Melbourne-1956: Adhemar Ferreira da Silva (Atletismo)
- Helsinque-1952: Adhemar Ferreira da Silva (Atletismo)
- Antuérpia-1920: Guilherme Paraense (Tiro Esportivo)