Douglas Souza
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Douglas Souza

O sucesso nas redes da noite para o dia do jogador de vôlei Douglas Souza impressionou até mesmo o atleta. Quando acordou e percebeu que tinha batido o marco de 1 milhão de seguidores no Instagram perguntou "de onde está saindo esse povo?".

A audiência dos stories do ponteiro da seleção — que tem mostrado os bastidores da Olimpíada de Tóquio — também está alta: em apenas seis horas, ele chegou a acumular mais de 900 mil visualizações. Por isso, especialistas em marketing de influência sugerem que ele pode ganhar cerca de R$ 25 mil por anúncios de 45 segundos na rede social. 

O especialista em branding e fundador da consultoria Influxo, Galileu Nogueira, explica que os influenciadores costumam vender pacotes customizáveis. De acordo com o que é praticado no mercado, acredita que o atleta poderia cobrar de R$ 15 a 25 mil por uma sequência de três stories. Ele ainda sugere que a remuneração de Douglas com publicidade pode até mesmo ser maior do que o salário pago pelo vôlei.

— Tudo depende se ele vai precisar fazer uma divulgação pontual ou semanal, se vai aparecer no perfil da marca produzindo algum conteúdo, se vai postar foto no feed com a divulgação. Não existe uma tabela. Mas os jogadores de futebol costumam ganhar mais com anúncios do que com o time, apesar de já terem salários bem altos. Pode ser que isso também aconteça com o Douglas — avalia Nogueira.

Enquanto atletas regulares costumam ter patrocínio de marcas que querem transmitir os valores de disciplina, compromisso e sucesso, o carisma do ponteiro abre outras oportunidades. Por se mostrar espontâneo nas redes, por exemplo ouvindo música no quarto da Vila Olímpica, pulando na cama de papelão, mostrando os colegas, pode atrair o interesse de empresas que queiram se aproximar do público de forma irreverente.

— Nesse momento de preparação, as pessoas não costumam ver essa face dos atletas porque eles estão concentrados com os jogos. Então, o jeito do Douglas de mostrar os bastidores tem cativado o público de um forma semelhante à que aconteceu com o ex-BBB Gil — comenta Nogueira: — Além de marcas de vestuário esportivo e suplementos nutricionais, acredito que outros segmentos tenham interesse em estabelecer parcerias, como bancos e carteiras digitais. O desafio dessas marcas é ensinar como funciona o serviço. A linguagem dele divertida tem muita aderência com esse objetivo.

A coordenadora de Marketing da Educação Metodista, Karin Muller, acrescenta que a conexão precisa fazer sentido para os dois lados. Tanto a marca precisa enxergar em Douglas valores parecidos com os seus, quanto o atleta deve optar por marcas que estejam alinhadas com suas verdades, seu comportamento e estilo de vida. Divulgar uma marca de bebida alcoólica, por exemplo, não seria positivo.

— Douglas fez um caminho inverso do que ocorria no passado. Antes, o atleta buscava o patrocínio e, através do patrocinador, ele passava a ter visibilidade. Ele tinha a chancela da marca. Hoje, ele se tornou o próprio meio de comunicação. Ele mesmo produz o seu conteúdo, o que desperta interesse e gera reconhecimento e afinidade do público e, consequentemente, nos patrocinadores. Gosto sempre de reforçar que nas redes sociais o mais importante é o conteúdo. Estamos num momento de valorização de ícones, o que também propicia o sucesso do Douglas — analisa Karin.

Contrato com Preta Gil e 1,6 milhão de seguidores

Antes mesmo do vôlei fazer a sua estreia em Tóquio, Douglas já conquistou contrato com a empresa de agenciamento de Preta Gil, Mynd. Nesta quinta-feira, o ponteiro já somava 1,6 milhão de seguidores no Instagram.

Em comunicado, a empresa afirmou que "tem entre suas missões trabalhar a diversidade no mercado publicitário e agora assume a gestão de imagem e planejamento estratégico de Douglas, a fim de identificar oportunidades com marcas que tenham fit com o seu perfil". Também destacou que Douglas quebrou barreiras ao ser o primeiro jogador da seleção masculina brasileira de vôlei a se declarar homossexual.

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