O diretor de abertura de cerimônia dos Jogos Olímpicos de Tóquio , Kentaro Kobayashi, foi demitido do cargo nesta quinta-feira (22), por conta de piadas sobre o Holocausto.
Os comentários de Kentaro, feitos em 1998, foram julgados pelos organizadores do evento, culminando na sua demissão, divulgada durante uma conferência de imprensa.
Na fala, o agora ex-diretor das Olimpíadas (veja galeria abaixo) , que também é comediante, fez menção aos judeus e disparou: "Vamos brincar de genocídio".
Após o episódio viralizar, o reitor associado e diretor da Agenda de Ação Social Global, Abraham Cooper, falou sobre o assunto.
"Qualquer pessoa, por mais criativa que seja, não tem o direito de zombar das vítimas do genocídio nazista. O regime nazista também oprimiu alemães com deficiência. Qualquer associação dessa pessoa com as Olimpíadas de Tóquio insultaria a memória de 6 milhões de pessoas, judeus e zombaria cruelmente os Jogos Paraolímpicos", afirmou.
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio acontecem na próxima sexta-feira (23), às 08 horas (horário de Brasília).