
Com a iminente desistência de Roma da disputa para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 , o prefeito de Nápoles, Luigi de Magistris, ofereceu a capital da Campânia para substituir a candidatura da "cidade eterna".
Se Roma no a Olimpiadi 2024 Napoli e Sud si candidano.Per lo sport,il mediterraneo,per fratellanza e pace.E con mani pulite.Vi sorprenderemo
— Luigi de Magistris (@demagistris) September 11, 2016
"Se Roma disser não às Olimpíadas, Nápoles e o Sul se candidatam. Pelo esporte, pelo Mediterrâneo, pela fraternidade e pela paz. E com mãos limpas. Surpreenderemos vocês" , escreveu o chefe municipal em sua conta no Twitter.
De Magistris recebeu o apoio imediato de Michele Emiliano, presidente da Puglia, região que faz divisa com a Campânia. "Caro Luigi, quando começamos? Bari [capital da Puglia] e Nápoles, com as outras regiões do Sul, organizarão as Olimpíadas" , escreveu, também no Twitter.
@demagistris caro Luigi quando cominciamo! Bari e Napoli con le altre Regioni del sud organizzano le Olimpiadi. La Puglia ci sta.
— Michele Emiliano (@micheleemiliano) September 11, 2016
Roma havia confirmado sua candidatura olímpica no fim do ano passado, mas a prefeita Virginia Raggi, eleita em junho pelo partido populista e antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), está decidida a abortar o projeto. O anúncio oficial deve ser feito ao longo da semana.
VEJA TAMBÉM: Medalhistas paralímpicos tentam salvar candidatura de Roma
Chegou-se a sugerir que Milão, cidade mais rica do país, substituísse a capital italiana, mas o prefeito Giuseppe Sala rechaçou a hipótese. Nápoles é a terceira maior metrópole da península e símbolo da parte sul do país, que é menos desenvolvida e mais desigual que o norte, além de sofrer mais com o desemprego e a crise que afeta a nação desde 2008.
No entanto, De Magistris não esclareceu se estava se referindo a 2024, cujo prazo para apresentar candidaturas já se encerrou, ou 2028.