Por que o símbolo paralímpico não utiliza os anéis olímpicos?
Não só as competições paralímpica e olímpica são distintas, mas seus símbolos também
Por iG São Paulo |
As competições paralímpica e olímpica são distintas de diferentes maneiras. A composição do símbolo, por exemplo, é uma das diferenças mais marcantes entre as duas edições. Muitas pessoas, no entanto, reconhecem os anéis olímpicos como sendo também o símbolo paralímpico.
LEIA MAIS: Comitê Internacional inaugura Mural Paralímpico na Vila dos Atletas
Com a chegada dos Jogos Paralímpicos ao Rio é possível ver um símbolo com apenas três cores tomando conta de publicações em todo o Brasil. Apesar de familiar, esse símbolo, que é o símbolo dos Jogos Paralímpicos, é diferente do olímpico.
O símbolo paralímpico, chamado de Agito, é composto por três elementos nas cores vermelha, azul e verde, as cores de bandeiras mais comuns ao redor do mundo. Nesse quesito, ele é semelhante ao olímpico, que possui os anéis nas únicas cinco cores permitidas em bandeiras nacionais. Os cinco anéis olímpicos representam também os cinco continentes.
E MAIS: "Paralimpíada é chance de ver o mundo de maneira diferente", diz Andrew Parsons
Já os três "Agitos" representam movimento e enfatizam o movimento paralímpico de juntar atletas de todo o mundo para competir. O antigo logo da Paralimpíada foi deposto em 2003 por sua semelhança extrema com os anéis olímpicos. Para proteger a marca olímpica emantê-la única, o Comitê Olímpico Internacional exigiu a mudança para que não houvesse confusão alguma entre os símbolos.