Comitê Internacional inaugura Mural Paralímpico na Vila dos Atletas
"Por um mundo novo, sem barreiras nem limites para as habilidades humanas", é a frase no mural, escrita em inglês, português e braile
Por iG São Paulo |
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), inaugurou nesta terça-feira, na Vila dos Atletas, o mural Paralímpico, que traz texto escrito em inglês, português e braile a seguinte frase: "Por um mundo novo, sem barreiras nem limites para as habilidades humanas".
LEIA MAIS: Recorde nos Jogos Rio 2016: ingressos vendidos superam a marca de 1,5 milhão
A festa contou com a presença de muitos paratletas que já estão hospedados na Vila e também com o presidente do ICP, Sir Philip Craven, que explicou o motivo de não se tratar de um muro. "Não é um muro, é mural. Um muro é uma barreira; um mural, não", disse.
LEIA MAIS: "Paralimpíada é chance de ver o mundo de maneira diferente", diz Andrew Parsons
"Este mural tem o objetivo de ajudar a mudar o mundo para sempre", continuou o mandatário. Os paratletas, que participam a partir do dia 8 de setembro até o dia 18 dos Jogos Rio 2016 também deixaram seus nomes no mural, que é um símbolo de paz e união da Paralimpíada.
LEIA MAIS: Não conhece as modalidades paralímpicas? Veja o sistema de classificação
O mural faz parte da celebração da Trégua Olímpica e Paralímpica, inspirada em uma tradição criada para os Jogos Olímpicos da Antiguidade, segundo a qual as guerras eram suspensas para permitir a viagem dos atletas à cidade grega de Olímpia. Hoje, a trégua integra a agenda da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) a cada dois anos, intervindo pela paz e pelo esporte às vésperas de cada nova edição do maior evento esportivo do mundo.