Tamanho do texto

Sérgio Froes, presente no encontro com o Papa, será um dos atletas de hipismo que vão disputar os Jogos Paralímpicos do Rio 2016

Antes do início das Paralimpíadas do Rio 2016, com início em 7 de setembro, alguns atletas que vão competir pelo Brasil puderam encontrar o Papa Francisco, na Praça de São Pedro, em Roma. Entre eles, Sérgio Froes, que vai disputar a prova de adestramento no hipismo da competição -  Froes foi um dos convidados a fazer parte da delegação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nessa visita ao pontífice.

VEJA:  Papa Francisco abençoa paratletas brasileiros que competirão nos Jogos do Rio

"Eu volto daqui para a França, onde estamos fazendo a preparação do hipismo, ainda mais motivado e com mais satisfação para chegar aos Jogos no Rio. Foi uma honra encontrar o Papa ", afirmou Sergio na ocasião.

Papa Francisco abençoou atletas brasileiros que disputarão as Paralimpíadas do Rio 2016
Reprodução/Twitter
Papa Francisco abençoou atletas brasileiros que disputarão as Paralimpíadas do Rio 2016

Sérgio Froes Ribeiro de Oliva é irmão gêmeo de Flávio e Eduardo. Nasceu de parto prematuro aos sete meses e devido à falta de ar na incubadora sofre paralisia cerebral (triplegia). Para auxiliar no processo de desenvolvimento psíquico do pequeno Sérgio, seus pais o colocaram para fazer equoterapia.

CONHEÇA:  Equoterapia promove melhora na vida de deficientes e pessoas 'especiais'

Ele nunca desanimou e procurou se dedicar na escola. Ele, inclusive, cursou intercâmbio nos Estados Unidos, em Middletown, Estado de Idaho. Ao voltar da temporada no exterior terminou o ensino médio e prestou vestibular para o curso de Direito. Ao voltar de intercambio resolveu também retomar a equoterapia. Neste momento, surgiu  em sua vida uma pessoa fundamental para introduzi-lo no esporte: a técnica Marcela Pimentel. Ela foi a responsável por incentivá-lo a praticar o adestramento paralímpico.

Isso aconteceu no ano 2002 e, desde então, ele nunca deixou de praticar o esporte com amor, disciplina e dedicação.

Títulos

Sérgio Froes é um dos atletas que vão representar o Brasil no hipismo das Paralimpíadas do Rio 2016
Reprodução/Facebook
Sérgio Froes é um dos atletas que vão representar o Brasil no hipismo das Paralimpíadas do Rio 2016

Ao longo de todos esses anos, conquistou diversos títulos. Entre eles, quatro campeonatos brasileiros, um campeonato brasiliense, um campeonato pan-americano, um campeonato sul americano e campeonato mundial, título mais importante em sua carreira, em 2007. No ano de 2008 participou dos Jogos Paralímpicos de Pequim. Já em 2010, ele participou de seu segundo campeonato mundial.

Além disso, ele também foi um dos destaques do Brasil nos Jogos Paralímpicos de 2012, disputado em Londres, Inglaterra.

Em 2015, o brasiliense Sérgio Froés foi premiado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro por todas as suas conquistas no ano - entre outras, ele levou o 1º lugar no Estilo Livre, no Individual e por Equipe no CPEDI3, em Araçoiaba da Serra, 7º lugar no Estilo Livre, no Individual e por Equipe em Deauville (FRA).

Hipismo paralímpico e o desempenho do Brasil na história dos Jogos

Agora, com a benção do Papa, ele é uma das esperanças de medalha do hipismo na Paralimpíada do Rio 2016.