Tamanho do texto

Jogos Paralímpicos acontecem de 07 a 18 de setembro no Rio

Daniel Dias faturou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres
Getty Images
Daniel Dias faturou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres

Os Jogos Olímpicos 2016 chegaram ao fim, mas o Rio de Janeiro ainda vai respirar muito esporte nos próximos dias. A partir de 07 setembro, a Cidade Maravilhosa será palco para a disputa da Paralimpíada. Até o dia 18 do mesmo mês, atletas de diversas modalidades competirão pelos 21 palcos esportivos espalhados pela cidade.

Confira 11 curiosidades sobre os Jogos Paralímpicos e a Rio 2016:

11 - A tocha dos Jogos Olímpico e Paralímpico 2016 são diferentes. A tocha dos Jogos Paralímpicos apresenta relevos sinuosos e contínuos que simulam os altos e baixos de um atleta, e também o calçadão de Copacabana, o mar, as montanhas e o céu. Coragem, determinação, inspiração e igualdade estão gravados em braile na tocha.

10 - A primeira edição da Paralimpíada foi disputada em 1960, em Roma, na Itália.

9 - Os Jogos Paralímpicos tem sua própria Cerimônia de Abertura. Na Rio 2016, ela acontecerá no estádio do Maracanã, assim como ocorreu  nos Jogos Olímpicos em agosto passado. O escritor Marcelo Rubens Paiva, o artista plástico Vik Muniz e o designer Fred Gelli são os responsáveis criativos pela cerimônia.

8 - 2,5 milhões de ingressos foram colocados à venda para a atual edição da Paralimpíada. Ao todo, serão disputadas 523 provas em 23 modalidades esportivas.

7 - Esta será a última Paralimpíada do nadador Clodoaldo Silva, um dos maiores símbolos do paradesporto brasileiro. Silva já conquistou 12 medalhas e chega ao Rio para brigar pelo pódio especialmente na prova de revezamento 4x50m misto.

6 – O mascote dos Jogos Paralímpicos do Rio é o Tom.

LEIA TAMBÉM:  Dona de três ouros e favorita no Rio, brasileira já correu até com Usain Bolt

5 - Mais de quatro mil atletas paralímpicos competirão na Rio 2016. 

4 - 176 países, membros do Comitê Paralímpico Internacional, serão representados nos Jogos do Rio.

3 - Na Rio 2016, a delegação paralímpica brasileira vai contar com 285 atletas. 185 homens e 100 mulheres.

2 - A melhor colocação do Brasil em Paralimpíadas aconteceu nos Jogos de Londres, em 2012, quando terminou a competição na sétima colocação, com 43 medalhas.

1 - Com 15 medalhas, 10 delas de ouro, o nadador Daniel Dias é o paratleta brasileiro com melhor desempenho em Paralimpíadas. Aliás, Dias é considerado o maior atleta paralímpico brasileiro de todos os tempos.

SAIBA MAIS:  Rússia fará "Jogos alternativos" para banidos

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.