Tamanho do texto

Em um combate bastante movimentado e equilibrado, o brasileiro acabou superado por Antonio Vargas, dos EUA

Estadão Conteúdo

O brasileiro Julião Neto caiu logo na estreia da categoria até 52kg do boxe na Olimpíada do Rio. Neste sábado, mesmo com o apoio da torcida da casa no Pavilhão 6 do Riocentro, o atleta não resistiu ao norte-americano Antonio Vargas e acabou eliminado após a derrota por decisão dos árbitros.

Rio 2016:  Acompanhe os Jogos Olímpicos em tempo real

"Foi uma luta dura, contra um adversário bom, apesar de jovem. Perdi na tirada de ponto. Acabou comigo quando tirou ponto. Era para deixar rolar. Estava no último round, podia deixar rolar", reclamou Julião, punido por dar cabeçadas.

De acordo com o brasileiro, a punição era justificável, mas deveria ter sido aplicada aos dois. "Ele me deu bastante cabeçada. Eu também tomei bastante cabeçada, estou todo dolorido. Quando ele tirou ponto, aí já era. Tirou ponto em um round o atleta já perdeu o round", argumentou.

A LUTA

Em um combate bastante movimentado e equilibrado, Julião acabou superado nos detalhes. Não fez um bom primeiro assalto. Depois, chegou a equilibrar a luta, mas foi punido no último round com a perda de um ponto, o que acabou com suas chances de vitória. Assim, perdeu em decisão dividida dos árbitros: 29/27, 30/26 e 28/28.

Julião Neto (de vermelho) perde na 1ª luta para o americano Antonio Vargas e é eliminado
Reprodução Twitter
Julião Neto (de vermelho) perde na 1ª luta para o americano Antonio Vargas e é eliminado

Com a derrota para o jovem de 19 anos, o brasileiro, que tem 34, fechou sua participação no Rio com campanha inferior à de 2012, em Londres, quando caiu na segunda luta. Melhor para Vargas, que agora terá pela frente o usbeque Shakhobidin Zoirov nas oitavas.

Apesar da eliminação de Julião, o boxe brasileiro já garantiu uma medalha olímpica no Rio. Na categoria até 60kg, Robson Conceição avançou às semifinais, que serão disputadas neste domingo, e na pior das hipóteses subirá ao pódio na terceira posição.