Tamanho do texto

Com 13 medalhas de ouro individuais, americano superou Leônidas de Rodes, que competiu em quatro Olimpíadas da Antiguidade

Colecionador de medalhas e de feitos, o nadador Michael Phelps quebrou na quinta-feira um recorde olímpico de mais de 2 mil anos.

Olimpíada 'fantasma'? Estrangeiros e redes sociais lamentam assentos vazios na Rio 2016

Ao vencer sua 13ª medalha de ouro em competições olímpicas individuais - no 200m medley individual -, o americano superou Leônidas de Rodes, um dos mais famosos atletas olímpicos da Antiguidade.

Michael Phelps segue fazendo história
Reprodução/Twitter
Michael Phelps segue fazendo história

Leônidas competiu nos jogos de 164 a.C. e conquistou a coroa de louros em três corridas - o estádio (cerca de 180 metros), o diaulo (cerca do dobro do estádio) e na corrida hoplitódromo, na qual os participantes tinham que usar proteção nas pernas, elmo e escudo.

O atleta antigo repetiu o feito nas três Olimpíadas seguintes, de 160 a.C., 156 a.C. e depois em 152 a.C., quando já estava com 36 anos.

Jogos no Rio são os 'mais difíceis da história', diz vice-presidente do COI

Ele era considerado o maior corredor olímpico de seu tempo, e chama a atenção o fato de ter mantido a forma física ao longo de 12 anos. Isso fazia dele motivo de orgulho entre seus compatriotas, segundo os registros históricos.

O recorde de Leônidas durou cerca de 2.160 anos, atravessando milênios, guerras e mudanças.

Até a chegada de Michael Phelps.

Além de 13 medalhas de ouro individual, o chamado "tubarão de Baltimore" coleciona ainda nove ouros em revezamentos - que ainda não existiam na Antiguidade -, sem contar duas pratas e dois bronzes.

Coleção de recordes

Na prova dos 200 m medley, Phelps superou o japonês Kosuke Hagino, que ficou em segundo, e o chinês Shun Wang, que ficou em terceiro. O brasileiro Thiago Pereira fez uma boa prova mas perdeu o ritmo e ficou em sétimo.

Militares alvejados e outros 9 casos de violência que furaram esquema de segurança da cidade olímpica

Ao vencer a competição, Phelps se torna também o primeiro nadador a vencer quatro vezes a mesma prova individual.