Tamanho do texto

Medalha de ouro em Londres, Sarah Menezes pode enfrentar belga que a derrotou no Mundial do ano passado

Sarah Menezes durante treino para o Rio 2016
Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ
Sarah Menezes durante treino para o Rio 2016

Medalha de ouro em Londres-2012 na categoria até 48 kg, Sarah Menezes só conhecerá sua primeira adversária no Rio 2016 após o confronto entre a belga Charline van Snik --que a derrotou no Mundial do ano passado-- e a romena Monica Ungureanu.

Leia também: Atleta marroquino de boxe é preso suspeito de estupro na Vila dos Atletas 

Embora a tarefa não seja fácil, a técnica da equipe feminina, Rosicléia Campos, se disse satisfeita em relação ao sorteio das chaves do judô. “Treinamos bastante com a belga recentemente lá na Espanha”, afirmou.

Caso a rival seja Ungureanu, o contexto muda de figura. "Ela é bem alta, com maior envergadura, então pegamos algumas atletas com essa característica para treinar com a Sarah", explicou Rosicléia.

Já Maria Suelen Altheman pode pegar a atual campeã olímpica da categoria acima de 78 kg, a cubana Idalys Ortiz, logo nas quartas de final. Na visão da treinadora, Mayra Aguiar e Erika Miranda caíram em chaves tranquilas.

Mais Rio 2016: Entenda as provas de hipismo que fazem parte do programa olímpico 

No masculino, Rafael Silva (acima de 100 kg) caiu do mesmo lado da chave do francês Teddy Riner, e corre o risco de encarar o astro mundial do judô nas quartas. Rafael Buzacarini (abaixo de 100 kg) e Victor Penalba (abaixo de 81 kg) podem enfrentar atletas do Japão no início do torneio.

O técnico da seleção masculina, no entanto, mostrou-se otimista. "Está todo mundo bem preparado. Acho que foi a melhor preparação que já fizemos”, disse Luiz Shinohara.