Tamanho do texto

Dos 18 jogadores convocados por Rogério Micale, 12 deles atuam em clubes brasileiros

Fernando Prass está na lista dos Jogos
Divulgação
Fernando Prass está na lista dos Jogos


O técnico Rogério Micale divulgou nesta quarta-feira (29) a lista de convocados para disputa do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ausente da Copa América, o atacante Neymar foi confirmado na relação e será um dos jogadores com idade acima do permitido - 23 anos - ao lado de Fernando Prass e Douglas Costa.

E MAIS

Chegada de Tite garantiu mais autonomia para convocação olímpica

Liderança e pênaltis defendidos levaram Prass à Seleção, afirma Micale

Sobre Prass, Micale justificou. "Jogador com perfil de liderança, exerce isso dentro do vestiário, vem se destacando no futebol brasileiro, é um jogador que agrega todos os fatores técnicos que a gente precisava. Ele quer ganhar sempre, e é isso que queremos na seleção. Queremos jogadores com esse perfil", comentou o treinador.

No geral, a relação não tem grandes surpresas entre os jogadores com menos de 23 anos. Entre os nomes, estão nomes com passagens recentes pela equipe principal como o zagueiro Marquinhos, do Paris Saint-Germain, o lateral-esquerdo Douglas Santos, do Atlético Mineiro, o volante Fred, do Shakhtar Donetsk, e o atacante Gabriel, do Santos.

Luan, do Grêmio, está na lista
Site oficial
Luan, do Grêmio, está na lista

Além disso, jogadores promissores, que vêm se destacando no Brasileirão, como os atacantes Luan, do Grêmio, e Gabriel Jesus, do Palmeiras, também foram lembrados pelo treinador. Porém, uma ausência considerada surpreendente foi a do lateral-direito Fabinho, do Monaco - para a posição, Micale apostou em William, do Internacional, e no polivalente santista Zeca, que atua nas duas laterais.

Dos 18 jogadores convocados por Micale, 12 deles atuam em clubes brasileiros. Com isso, durante o período em que estiverem defendendo a seleção olímpica, eles irão desfalcar os seus times por diversas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Essa convocação, contudo, poderá não ser definitiva, já que diversos clubes europeus estariam relutantes em liberar seus jogadores - apesar de responsável pelo futebol olímpico, a Fifa não exige que os clubes liberem contratados para a competição.

Felipe Anderson ainda depende de liberação da Lazio
Paolo Bruno/Getty Images
Felipe Anderson ainda depende de liberação da Lazio

Há duas semanas, Micale encaminhou à Fifa uma lista prévia com 35 pré-selecionados, mas os nomes foram revelados. E será dessa relação inicial que poderá sair os substitutos dos jogadores que não forem liberados pelos seus clubes ou que se lesionem - a relação de 18 nomes pode ser alterada até 18 de julho, exatamente a data de apresentação dos jogadores na Granja Comary em Teresópolis (RJ).

Não há uma confirmação sobre quais clubes estariam dificultando a cessão de jogadores, mas se sabe que a Olimpíada vai ser disputada durante a pré-temporada do futebol europeu. As informações, porém, são de que o zagueiro Marquinhos, do Paris Saint-Germain, e o meia Felipe Anderson, da Lazio, todos com idade olímpica, seriam jogadores com dificuldades de obter a liberação dos seus clubes.

Confira os 18 convocados:

Goleiros
Fernando Prass (Palmeiras)
Wilson (Atlético-MG)

Defensores
Luan (Vasco)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Marquinhos (PSG-FRA)
Douglas Santos (Atlético-MG)
Zeca (Santos)
William (Internacional)

Meio-campistas
Rafinha Alcântara (Barcelona-ESP)
Rodrigo Dourtado (Internacional)
Fred (Shakhtar Donetsk-UCR)
Thiago Maia (Santos)
Felipe Anderson (Lazio-ITA)

Atacantes
Neymar (Barcelona-ESP)
Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE)
Gabriel (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Luan (Grêmio)

*Com Estadão Conteúdo

    Leia tudo sobre: Futebol