Tamanho do texto

Esta será apenas a segunda participação brasileira na modalidade em Jogos Olímpicos nos últimos 52 anos

Felipe Nascimento conseguiu vaga no pentatlo moderno
Divulgação / CBPM
Felipe Nascimento conseguiu vaga no pentatlo moderno

A Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) confirmou nesta quarta-feira a convocação de Felipe Nascimento para ser o representante do Brasil na competição masculina dos Jogos Olímpicos do Rio. O pernambucano de 22 anos ficou em primeiro lugar no ranking nacional e também é o melhor brasileiro no ranking mundial, no 53.º lugar.

Leia

Eduardo Paes diz que fraude no Complexo de Deodoro é 'caso policial'

Por medo do vírus zika no Rio, campeão olímpico em Londres-2012 congela esperma

Felipe não conseguiu a vaga direta para o Rio-2016 a partir dos critérios universais, mas estará na Olimpíada porque o Brasil, como dono da casa, recebeu convite. Será apenas a segunda participação brasileira nos Jogos no masculino nos últimos 52 anos - Daniel dos Santos esteve em Atenas-2004.

“Fui mantendo uma evolução constante nos treinos e competições, comecei a ter resultados mais expressivos e tudo foi acontecendo naturalmente. Sempre pensava em fazer o melhor de mim em cada competição, aos poucos fui ganhando posições no ranking nacional e quando me dei conta já liderava o ranking brasileiro”, lembra Felipe.

O pentatleta pernambucano ganhou o ouro nos Jogos Sul-Americanos em 2014, em Santiago, mas foi só oitavo colocado no Campeonato Pan-Americano deste ano, terceiro melhor da América do Sul.

Diferente do caso de Yane Marques, candidata à medalha, Felipe tende a ser coadjuvante no Rio-2016. Ele participou das oito etapas de Copa do Mundo disputadas nos últimos dois anos, variando sempre entre o 45.º e o 80.º lugar. Em Mundiais, foi 85.º em 2014, 74.º no ano passado e 80.º na competição realizada em maio.