Tamanho do texto

Seleção nacional tem jogo duro contra adversário de pouca tradição, mas consegue vitória por 3-2 e fica a um triunfo de garantir lugar para Tóquio

Lance

Brasil vence Azerbaijão no Pré-Olímpico de vôlei feminino arrow-options
Divulgação/FIVB
Brasil vence Azerbaijão no Pré-Olímpico de vôlei feminino

Em um jogo mais complicado do que o esperado, a seleção brasileira de vôlei feminino venceu o time de Azerbaijão, nesta sexta-feira, por 3 a 2 (25/13, 23/25, 21/25, 25/19 e 15/12), e deu um passo importante para garantir a vaga na Olimpíada de Tóquio, em 2020. Neste sábado, no ginásio do Sabiazinho, em Uberlândia, contra a República Dominicana, o Brasil deve definir a primeira colocação do Grupo D do Pré-Olímpico. 

Leia mais: Brasil estreia bem e faz 3 a 0 em Camarões no Pré-Olímpico de vôlei feminino

O primeiro set foi o mais tranquilo do Brasil na partida. Dominando desde o começo e sem dar chance para a seleção de Azerbaijão, a seleção brasileira de vôlei feminino não tomou conhecimento e fez 25 x 13, com Tandara marcando o último ponto do set. Deixou a impressão de que a partida seria tão fácil como foi a vitória sobre Camarões, na quinta-feira, mas não foi isso que aconteceu.

No segundo set, mesmo com a a seleção de Azerbaijão voltando com outra postura, o Brasil começou melhor e foi para a primeira parada técnica vencendo por 8 a 7. Mas, depois, as adversárias viraram o placar e o período foi disputado ponto a ponto, chegando a ficar empatadado em 20 a 20. Mas, no final, Azerbaijão voltou a ficar na frente e venceu por 25 a 23.

O terceiro set começou parecido com o anterior, com o Brasil na frente, com a partida muito disputada. O set chegou a ficar empatado em 12 a 12, mas, depois disso, Azerbaijão tomou a frente e não saiu mais. Muito bem no bloqueio e no ataque, o time visitante não teve muita dificuldade em fechar o set em 25 a 21, com o último ponto de Azerbaijão sendo confirmado pelo desafio, e virando o jogo para 2 a 1.

Assim como os dois sets anteriores, o quarto começou equilibrado. Até a metada do período, a partida foi disputada ponto a ponto, com as duas seleções se revezando na liderança do placar. Mas, com grande atuação da Mara, que estava muito bem no saque, o Brasil tomou a frente antes da segunda parada técnica e confirmou a vitória no final, justamente com Mara fazendo o último ponto do set e fechando o placar em 25 a 19.

Leia mais: Faltando um ano para abertura, Tóquio apresenta medalhas das Olimpíadas de 2020

No tie-break , o Brasil não deu chances para as adversárias. Recuperada após dois sets ruins e vencer o quarto set, a Seleção ficou na frente do placar durante quase todo o último set e coube a Gabi, a maior pontuadora da partida pela seleção brasileira, com 18 pontos, fazer o ponto que decretou a vitória por 3 a 2 para o Brasil.

Com as duas vitórias no Pré-Olímpico , a seleção brasileira de vôlei feminino só precisa de mais uma vitória sobre a República Dominicana, neste sábado, às 10h, para carimbar a vaga para a Olimpíada de Tóquio-2020 .