Tamanho do texto

Mesatenista de 20 anos chegou aos 2.490 pontos após conquistar duas medalhas já no fim do ano. Outro brasileiro, Gustavo Tsuboi está em 79º

Hugo Calderano está entre os 20 melhores atletas de tênis de mesa do mundo
ITTF
Hugo Calderano está entre os 20 melhores atletas de tênis de mesa do mundo

Após terminar o ano de 2016 na 21ª posição do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), o brasileiro Hugo Calderano alcançou uma nova marca em sua carreira. Na nova lista, divulgada esta semana pela entidade, o jovem carioca subiu uma posição e agora ocupa o top 20 do mundo, melhor posição da história dele até o momento.

LEIA MAIS: "Ficou um aprendizado enorme", diz brasileira do tênis de mesa sobre 2016

Aos 20 anos, o brasileiro tem, atualmente, ótimos 2.490 pontos, somente cinco atrás do austríaco Stefan Fegerl, que até aqui ocupa a 19ª colocação no ranking internacional de tênis de mesa . Em comparação ao décimo colocado, o taiuanês Chuang Chih-Yuan, Calderano está 218. O líder é Ma Long, da China, que tem 3.430, isto é, quase 1.000 a mais que Hugo.

A última temporada do mesatenista foi muitoboa, quando alcançou as oitavas de final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e conquistou a prata na disputa individual do Aberto da Áustria - etapa Major e o ouro nas duplas, ao lado de Gustavo Tsuboi, no Aberto da Suécia - etapa Major -, ambos em novembro.

LEIA MAIS: Com medalha e prêmio de melhor atleta, Israel Stroh define 2016: "Histórico"

No próximo domingo, dia 8, Hugo Calderano já voltará à mesa pelo Ochsenhausen, quando atuará pelo campeonato alemão, contra o Düsseldorf. Ele defenderá a seleção brasileira no Aberto da Hungria, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de janeiro.

LEIA MAIS: Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi conquistam ouro inédito para o tênis de mesa brasileiro

Parceiro do carioca na Suécia, o paulista Gustavo Tsuboi também ganhou posições no ranking, passando a ser o número 79 do mundo. Já Cazuo Matsumoto, segundo mais velho, que era o 92º, agora, é o 85º na lista, são os três melhores brasileiros.

Ranking entre as mulheres

Entre as mulheres, também boas notícias. Lin Gui passou da 120ª posição para a 114ª, enquanto Bruna Takahashi ocupa a 186ª. A China domina o top 3. Com 3.474 pontos, Ding Ning lidera, seguida por Liu Shiwen, com 3.385 e Zhu Yuling, com 3.233. Outra chinesa fecha o top 10 feminino, Chen Meng, que soma 2.940 pontos até aqui.