Tamanho do texto

Caroline Kumahara disputou pela primeira vez os Jogos Olímpicos e aprovou participação; atleta, porém, lamentou queda de produção durante o ano

Caroline Kumahara é uma das atletas do tênis de mesa brasileiro
Christian Martinez/RGB Studios/CBTM
Caroline Kumahara é uma das atletas do tênis de mesa brasileiro

2016 acabou, mas ainda é válido lembrar como o último ano foi especial para o tênis de mesa brasileiro. A disputa dos Jogos Olímpicos Rio 2016 tornou a temporada diferente das outras para os nossos atletas. Para Caroline Kumahara, foi um ano de muito aprendizado, principalmente por ter disputado a maior competição esportiva do país. A mesatenista fez questão de relembrar do público que lotou o Pavilhão 3 do Riocentro, no Rio de Janeiro e de uma torcida especial nos Jogos.

LEIA MAIS: Com medalha e prêmio de melhor atleta, Israel Stroh define 2016: "Histórico"

"A Olimpíada foi mágica, marcante! A torcida brasileira e a presença da minha família e da minha namorada foi o que tornou isso tudo inesquecível. Joguei bem e enfrentei uma jogadora muito forte de igual para igual com chances reais de vencer, mas infelizmente acabei perdendo no segundo jogo. Ficou um aprendizado enorme que vou levar comigo", analisou uma das representantes do tênis de mesa brasileiro.

Carol ainda comentou sobre o intercâmbio que realizou para a China em outubro. Ela, Bruna Takahashi, Lin Gui, Rafael Torino e Vitor Ishiy passaram por um período de treinamentos no Shandong Luneng, clube que ficou conhecido no futebol pelo grande número de contratações de jogadores brasileiros em 2016.

LEIA MAIS: Calderano e Tsuboi conquistam ouro inédito para o tênis de mesa brasileiro

"Tive a oportunidade de treinar mais uma vez na China, no Shandong Luneng. Dessa vez, foi por um período um pouco mais longo. Foi bem cansativo, porém proveitoso. Essa experiência vai ser uma das que eu vou levar para o próximo ano e para os seguintes como motivação", prosseguiu.

Queda de produção

A atleta lamenta, porém, não ter sido mais regular em 2016. Carol lembra que chegou a alcançar o melhor ranking de sua carreira na temporada (105ª colocada no ranking mundial do mês de março), mas que, depois disso, não conseguiu permanecer nessa posição.

LEIA MAIS: Histórico! Hugo Calderano leva a prata no Aberto da Áustria de tênis de mesa

"Após uma época de muito mais baixos do que altos, conquistei a vaga no pré-olímpico, o que foi muito motivador na época. Atingi meu melhor ranking na carreira depois do mundial por equipes na primeira divisão, onde venci dois bons jogos, mas infelizmente não consegui ser regular e manter", concluiu a brasileira do tênis de mesa.