Brasileiro avançou para as oitavas de final da competição ao bater o chinês Fang Yinchi por 4 sets a 3 e depois venceu dinamarquês por 4 sets a 2

Hugo Calderano está nas quartas de final do Aberto da Áustria - etapa Major do Circuito Mundial. Na manhã deste sábado, o brasileiro bateu o dinamarquês Jonathan Groth (33º do ranking mundial) por 4 sets a 2 (7/11,11/7,11/5,11/13,11/5 e 11/2) e, agora, terá pela frente o alemão Ruwen Filus (64º).
LEIA MAIS: Prata no Rio 2016, Felipe Wu está na final do Campeonato Brasileiro de Tiro
Hugo Calderano vai à mesa disputar vaga nas semifinais ainda neste sábado, às 17h15 (horário de Brasília). A partida, que acontecerá na mesa 2, poderá ser acompanhada através da ITTF TV.
A partida contra Groth foi bastante equilibrada. O brasileiro não começou bem e perdeu o primeiro set, mas conseguiu se recuperar e virou. No quarto set, apesar de ter ficado atrás no placar, teve oportunidade de fechar, mas o dinamarquês conseguiu deixar o placar em igualdade.
No quinto set, Calderano voltou a ter boa atuação e passou à frente novamente. Já no sexto, teve total superioridade e garantiu a vitória sem sustos.
OITAVAS DE FINAL
Nesta sexta-feira, o brasileiro avançou para as oitavas de final da competição ao bater o chinês Fang Yinchi por 4 sets a 3, com parciais de 5/11, 11/3, 11/6, 7/11, 11/9, 13/15 e 11/6.
Yinchi não foi o único chinês que Hugo Calderano teve de enfrentar no dia. Nos 64 avos de final, o brasileiro teve de encarar uma das promessas do tênis de mesa da China, Wang Chuqin. O jogo não foi fácil, mas o jovem carioca foi superior e derrotou o mesatenista de 16 anos por 4 a 2, parciais de: 11/5, 6/11, 14/12, 11/8, 4/11 e 11/8.
LEIA MAIS:
Bolsa Atleta abrirá inscrição para esportista que não integra programa olímpico
Já o outro brasileiro, Thiago Monteiro, não conseguiu repetir o grande resultado dos 64 avos de final. O brasileiro, que havia batido o número 58 do mundo - o alemão Patrick Baum - por 4 a 0 , foi superado por Ho Kwan Kit (42º), de Hong Kong por 4 a 0, com parciais de 11/5, 11/7, 11/8 e 11/7, e se despediu da competição.
O Aberto da Áustria, que acontece na cidade de Linz, na Áustria, começou a ser disputado na última quarta-feira (9) e será realizado até domingo (13).
CAMPANHA NOS JOGOS OLÍMPICOS
O carioca de 20 anos fez uma campanha histórica nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Após bons jogos na primeira fase, o mesatenista brasileiro se classificou as oitavas de final para enfrentar o japonês Jun Mizutani, sexto melhor do mundo. Em um jogo muito disputado, Calderano acabou derrotado por 4 a 2 e foi eliminado, mas a torcida presente o ovacionou.
LEIA MAIS: Jovens do Distrito Federal têm vidas transformadas pelo sonho olímpico; conheça
Mesmo com a queda, o mesatenista mostrou que a modalidade tende a crescer no país, já que Hugo Calderano se torna uma nova referência ao igualar o lendário Hugo Hoyama nas Olimpíadas, mais conhecido atleta da modalidade no Brasil.