
Além de participar do evento histórico do seu patrocinador no evento seis estrelas, que acontecerá na praia da Joaquina, Florianópolis, Ian Gouveia luta pela classificação no WCT, a elite mundial do surfe. O surfista é o melhor brasileiro no ranking do WSL, a divisão de acesso e pode garantir durante o campeonato sua garantia na vaga do CT.
Leia mais: Dave Macaulay, campeão do Hang Loose Pro Contest 1986, relembra conquista
O Hang Loose Pro Contest 2016 começa nesta terça-feira (1º), e quanto ao evento que pode confirmar a vaga no mundial , Ian Gouveia se sente em casa, já que morou metade de sua vida na capital catarinense, "Morei em Floripa por 12 anos e tenho boas lembranças das competições lá".
Leia mais: Paulo Kid, competidor em 1986, o técnico volta a Joaquina 30 anos depois
"A expectativa de competir em Florianópolis e ainda no campeonato do meu patrocinador é a melhor possível.", comenta o surfista que atua como atleta da Hang Loose há 11 anos. "A Joaquina é um lugar que dá altas ondas e eu surfo desde pequeno, então gosto bastante de lá", complementa o pernambucano, que agora mora na praia de Maresias, em São Sebastião (SP) com sua esposa Mayara e sua filha Malia, de nove meses.
PERNA EUROPEIA
Ian vem tendo um bom desempenho nos campeonatos do WSL World Qualifying Series, mas foi na "perna europeia" que o atleta de 24 anos se destacou. A arrancada começou com o quarto lugar na final do Pantin Classic Galícia Pro, na Espanha e em seguida o lugar mais alto do pódio no Azores Airlines Pro, nas Ilhas de Açores, em Portugal.
No Marrocos, ficou ainda em quinto lugar no QS 1500 de Casablanca e fechou os campeonatos europeus de volta a Portugal, onde conquistou o terceiro lugar na etapa do Billabong Pro Cascais. Ambos campeonatos citados garantiram sua quinta posição no ranking da divisão de acesso à elite mundial do surfe.
Leia mais: Campeão mundial de surfe busca novo talento em campeonato amador
"Depois da minha vitória nos Açores, um terceiro, um quarto e um quinto lugares, fiquei muito perto de conseguir a vaga e a ansiedade é total", confessa Ian Gouveia. "Nem em sonho imaginava isso. É uma posição que nunca estive e está sendo tudo novo para mim. É impossível controlar, mas estou trabalhando mentalmente para conseguir ficar o mais tranquilo possível. Estou colocando na cabeça que ainda preciso passar mais baterias para ficar com a vaga. E quero consolidar isso na Joaquina".