Tamanho do texto

Em conquista histórica, o australiano foi campeão do evento

Dave Macaulay, campeão na Joaquina em 1986
Divulgação/Brian Hughes
Dave Macaulay, campeão na Joaquina em 1986

Exatos 30 anos atrás, em setembro de 1986, acontecia o Hang Loose Pro Contest na praia da Joaquina, em Florianópolis. O evento, que volta depois de três décadas, vem proporcionando boas recordações para muita gente. Uma das pessoas que tem boas memórias do campeonato é o australiano Dave Macaulay, campeão que garantiu em águas brasileiras sua primeira vitória em etapas do Tour.

Leia mais: John John Florence vence em Portugal e é campeão mundial de surfe

Com a praia da Joaquina lotada, Macaulay foi campeão em cima do também australiano Mack Occhilupo, com a prancha que ele mesmo havia desenvolvido. “Eu gosto bastante de lembrar dos meus momentos no Hang Loose Pro 1986, porque foi a minha primeira vitória no Circuito Mundial. Naquele evento, em particular, eu comecei nas triagens, entrei no evento principal e acabou que eu venci o Occy (Mark Occhilupo), que já era uma grande estrela do surf na época”, conta Dave.

Leia mais: Campeão mundial de surfe busca novo talento em campeonato amador

“Foi, também, a primeira competição no Brasil, depois de muitos anos, o que gerou um grande público e muita expectativa”. Anos depois o surfista retornaria ao Brasil, desta vez na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, sendo campeão daquela etapa do Tour.

Curiosamente, a comemoração do inédito título foi em uma igreja evangélica na capital catarinense. Um dos primeiros “surfistas de Cristo”, Dave Macaulay e seu companheiro de tour, Pierre Tostee, da África do Sul, procuravam estar presentes a cultos religiosos todos os domingos, onde estivessem competindo.

Leia mais: Etapa brasileira do mundial de surfe é transferida para Saquarema

Depois de dez anos competindo profissionalmente do tour dos melhores surfistas do mundo, o australiano passou a se dedicar a carreira de shaper, aquele que faz a prancha. Além disso, Dave é técnico e instrutor de sua filha Bronte Macaulay, que acaba de garantir uma vaga na elite da WSL (World Surf League). “Neste ano, Bronte teve a oportunidade de competir no CT, substituindo uma atleta que se contundiu. Foi muito bem e, inclusive, venceu o QS 6000 no México. Está sendo uma emoção muito grande para ela e também para mim. Estamos bem empolgados para a temporada 2017”, afirma.

HANG LOOSE PRO CONTEST

Hang Loose Pro Contest 1986, praia da Joaquina
Divulgação/Hang Loose
Hang Loose Pro Contest 1986, praia da Joaquina

Considerada um marco na história do surfe brasileiro, é considerado o campeonato mais antigo da América Laatina e o mais tradicional do país. O Hang Loose Pro Contest teve início nas areias da Joaquina, mas já passou pelas praias de Pernambuco e também do Guarujá, litoral de São Paulo até chegar em Fernando de Noronha, local onde acontece anualmente. 

O Hang Loose Pro Contest 2016 acontece na praia da Joaquina, Florianópolis e tem do dia 1 a 6 de novembro para decidir o novo campeão.

    Leia tudo sobre: surfe
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.