Tamanho do texto

Aos 24 anos de idade, surfista quebra um jejum de 12 anos sem título de havaiano no circuito mundial

O surfe tem um novo campeão mundial. Nesta terça-feira, o norte-americano John John Florence, nascido no Havaí, venceu o compatriota e californiano Conner Coffin na final do 2016 MEO Rip Curl Pro Portugal e comemorou o título com uma etapa de antecedência, quebrando um jejum de 12 anos sem conquistas de surfistas havaianos no circuito.

Confira:  Etapa brasileira do mundial de surfe é transferida de local

Antes de John John , a lenda Andy Irons, também nascido no Havaí, levou os títulos nos anos de 2002, 2003 e 2004. É o primeiro título mundial do atleta dos Estados Unidos, que tem 24 anos de idade.

John John Florence é o grande campeão mundial de surfe em 2016
WSL / Kirstin Scholtz
John John Florence é o grande campeão mundial de surfe em 2016

A conquista de Florence foi definida quando venceu a semifinal em Portugal diante de Kolohe Andino, 13.84 (6.17 + 7.67) a 8.47 (4.00 + 4.47). A vaga na decisão da etapa já tirava o brasileiro Gabriel Medina do páreo e com a derrota de Jordy Smith diante de Conner Coffin na outra semi, o havaiano levou o título antes mesmo de disputar a final. 

Já celebrando a conquista mundial inédita, John John ainda se manteve focado para bater Coffin na decisão por 16.67 (7.17 + 9.50) a 9.93 (1.33 + 8.60), fechando a etapa com chave de ouro.

Susto:  Surfista brasileiro agradece pela vida após ver crocodilo em etapa na Costa Rica

"Estou muito feliz, trabalhei a minha vida inteira para isso. É meu sonho. Cresci vendo e aprendi bastante com grandes nomes, como Kelly Slater eAndy Irons. Sei que minha mãe está em casa assistindo, gostaria que ela estivesse aqui. Agradeço o apoio dela, dos meus amigos e familiares. Eu nem acredito, este é o melhor ano da minha vida. Agora é só continuar surfando e me divertindo. Não é por causa deste título que me considero o melhor surfista do mundo. Acredito que cada um surfa de um jeito diferente, só quero me divertir", disse o campeão de 2016.

John John levou o título vencendo em Portugal
WSL / Kirstin Scholtz
John John levou o título vencendo em Portugal


Ano inesquecível

O ano de Florence foi o melhor da sua carreira. Ele ficou três vezes em 13º lugar no circuito - em Bells Beach-AUS, Margaret River-AUS e Trestles-USA -, mas deu a volta por cima acumulando dois 1ºs lugares no Rio de Janeiro e agora em Portugal, conseguindo superar os rivais. Além disso, ele foi 2º colocado em J-Bay e Teahupoo, 3º em Nouvelle-Aquitane e 5º colocado em Gold Coast-AUS e Namotu-FIJ.

E mais:  Campeão mundial de surfe busca novo talento em campeonato amador

John John Florence sucede ao brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, como grande campeão mundial de surfe, tornando-se o quarto havaiano a vencer o circuito depois de Derek Ho (1993), Sunny Garcia (2000) e Andy Irons (2002, 2003 e 2004). A última etapa do Mundial será justamente na casa do campeão, no Havaí.

    Leia tudo sobre: Surfe
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.