Tamanho do texto

Breckynn Willis havia perdido sua medalha de ouro conquistada em competição nos Estados Unidos, mas recuperou após apelação

Breckynn Willis foi desclassificada por causa do seu maiô, mas recuperou medalha arrow-options
Instagram
Breckynn Willis foi desclassificada por causa do seu maiô, mas recuperou medalha

A jovem nadadora Breckynn Willis viveu uma situação inusitada e constrangedora neste final de ano. No mês de setembro, ela venceu a prova dos 100 metros nado livre de uma competição na cidade de Anchorage, no Alasca, EUA, mas acabou sendo desclassificada e perdeu a medalha.

Os organizadores do evento na Dimond High School explicaram que retiraram a vitória da nadadora de 17 anos de idade porque ela "mostrou demais".

De acordo com os juízes do campeonato, Breckynn Willis usava um maiô que deixava boa parte das nádegas à mostra. Agora, três meses depois, após apelação feita nos órgãos competentes dos EUA, ela conseguiu recuperar a medalha de ouro. 

O árbitro que desclassificou a nadadora disse que, com o maiô usado por Breckynn, "as nádegas se tocavam".

Modelo considerado 'apropriado'; o pontilhado vermelho marca o maiô 'inapropriado' de Breckynn arrow-options
Reprodução
Modelo considerado 'apropriado'; o pontilhado vermelho marca o maiô 'inapropriado' de Breckynn

Dreamer Kowatch, irmã da atleta e que também é nadadora, já teve problemas com o mesmo juiz por causa de um maiô "irregular".

O técnico de Breckynn e treinadores de outras equipes que participavam da competição foram unânimes na reclamação e indicaram que a desclassificação aconteceu por conta de uma medida machista.

Breckynn Willis foi desclassificada por causa do seu maiô, mas recuperou medalha arrow-options
Instagram
Breckynn Willis foi desclassificada por causa do seu maiô, mas recuperou medalha

Vale lembrar que a nadadora havia usado o mesmo maiô em três competições anteriores e nada de irregular foi relatado.

Segundo o The Sun , uma comissão concluiu que Breckynn Willis sofreu discriminação por ter corpo curvilíneo, já que o maiô que ela usava era do mesmo tamanho do das outras nadadoras. Além disso, os organizadores e árbitros deveriam comuniciar qualquer suposta violação antes da prova.