Tamanho do texto

Atleta foi pega em exame que identificou a substância fenoterol em seu corpo; em entrevista coletiva, judoca se defendeu e disse ser inocente

Rafaela Silva testou positivo para a substância fenoterol arrow-options
Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ
Rafaela Silva testou positivo para a substância fenoterol

Flagrada em exame antidoping realizado no dia 28 de agosto, a judoca Rafaela Silva afirmou em entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira, que a substância detectada em seu corpo foi o fenoterol. O composto químico é usado em medicamentos para tratar problemas respiratórios como asma, pneumonia, bronquite e tuberculose.

Leia também: Neymar ironiza matéria sobre pagamento de R$ 50 mil aos "parças"

— Não tomo remédio, não tomo bebida alcoólica, sempre tive o cuidado de não pegar garrafinha de ninguém. Sempre fiz os meus testes sem nenhuma preocupação, mas fiquei sabendo há pouco tempo desse exame — explicou Rafaela Silva .

O fenoterol não é uma substância proibida pela Agência Mundial Antidoping (WADA). Segundo o advogado responsável pela defesa da judoca, Rafaela não está suspensa preventivamente.

— A gente acredita que ela não deva ser supensa porque está conseguindo sustentar uma versão de que não teve culpa — diz o advogado.

A atleta afirma que está tranquila e quer provar sua inocência . Segundo ela, exames anteriores sempre deram resultados negativos.

— Nenhum atleta se prepara para passar por um momento como esse. Estou aqui para dar minha cara a tapa porque não tenho nada a esconder.

Suspeita é de contato com criança, afirma judoca

A principal suspeita da equipe da judoca é que a contaminação com a substância tenha acontecido em contato com a saliva de uma criança que faz uso da substância, filha de uma companheira de treinos do Instituto Reação. Segundo Rafaela, é costume que ela deixe bebês chuparem seu nariz, em gesto de carinho.

— Fui fazer uma sauna no apartamento da Flávia Rodrigues, e tenho a mania de dar o nariz para meu sobrinho e a filha da Flávia chuparem — afirmou. Rafaela afirma que nunca fez uso da substância.

— Nunca ia imaginar que ao pegar uma criança de 6 meses que faz uso, eu poderia ter sido contaminada com essa substância no meu corpo — lamentou Rafaela Silva .