Tamanho do texto

Mundial está sendo realizado no Rio de Janeiro com mais de 200 atletas de 20 países. Competições individuais acontecem entre amanhã e sábado

Equipe feminina do Brasil levou medalha de ouro no Mundial Militar
Reprodução/ Twitter @RededoEsportebr
Equipe feminina do Brasil levou medalha de ouro no Mundial Militar

Na tarde desta quinta-feira (08), os grupos feminino e masculino do Brasil conquistaram a medalha de ouro no 38º Mundial Militar de Judô na disputa por equipes. O evento iniciou-se no dia 06 de novembro e vai até o dia 12, no Rio de Janeiro.

A primeira decisão do dia foi da equipe feminina. A equipe composta por Maria Suelen Altheman, a campeã olímpica Rafaela Silva, Jéssica Pereira, Ellen Santana e Aléxia Castilhos passou pela Sérvia, China e Rússia até chegar a disputa da medalha de ouro .

O adversário da decisão feminina foi a seleção da França. Em cinco lutas (vitórias de Rafaela e Jéssica), as brasileiras se saíram melhor e fecharam o placar em 3 a 2 com Maria Suelen forçando três penalidades da oponente francesa.

Poucos minutos depois, foi a vez dos homens pisarem no tatame para disputar o ouro contra os Russos. David Moura da categoria acima de 90 kg foi o primeiro a disputar a luta e perdeu de Tamerlan Bashaev. O segundo confronto foi na categoria 66 kg e o brasileiro Alim empatou a disputa.

Na terceira luta, Marcelo Contini perdeu para Georgii Elbakiev e a Rússia ficou a frente. Em seguida, Eduardo Yudy voltou a empatar o placar e, repetindo as lutas femininas, o embate da decisão foi definido pela quantidade de punições aos lutadores. Eduardo Bettoni conseguiu que Mikhail fosse punido três vezes e o ouro foi garantido.

O Mundial Militar de Judô está sendo organizado pela Marinha do Brasil e realizado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), construído para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

São 200 atletas de 20 países disputando o evento que faz parte do calendário do Conselho Internacional do Esporte Militar – CISM. Além da medalha de ouro do Brasil na disputa por equipes, 18 atletas do país participarão das competições individuais entre sexta-feira e sábado.