Tóquio 2020 vai revisar regras sexistas em clube de golfe

A sede dos jogos de golfe nas próximas Olimpíadas proíbe que mulheres sejam membros de pleno direito nem que joguem no local aos domingos
Foto: Divulgação/ Kasumigaseki Country Club
Kasumigaseki Country Club, sede de golfe nos Jogos de Tóquio em 2020

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 informou que providências serão tomadas a respeito de política sexista implantada na sede de golfe do evento, o Kasumigaseki Country Club.

Leia mais: Comitê de Tóquio 2020 estima o orçamento dos Jogos em R$ 50 bilhões

O comunicado foi feito nesta quarta-feira (18) pela entidade, já que a sede é um dos clubes de golfe mais antigos do Japão e não admite mulheres como membros efetivos. Além disso, impossibilita que pessoas do sexo feminino utilizem as instalações aos domingos. Dia da semana no qual os torneios tem o costume de terminar.

As políticas do clube geraram críticas da parte de Yuriko Koike, governadora de Tóquio, e desencadeou uma revisão quanto às regras do Kasumigaseki. Recentemente a chefe de estado declarou que esperava atitudes vindas do clube para que permitisse a afiliação de mulheres antes mesmo de 2020. "Eu me sinto muito desconfortável pelas mulheres não poderem ser um membro regular nesta era", disse.

Leia mais: Lenda do golfe, Arnold Palmer morre aos 87 anos nos Estados Unidos

A governadora ainda afirmou que o Comitê não havia recebido nenhuma reclamação das 220 mulheres membros até então e disse ser "uma surpresa". Todas as mulheres parte do clube seguem as regras do local. O gerente do Kasumigaseki, Hiroshi Imaizumi, alegou que poderiam discutir mudanças políticas desde que um órgão internacional solicitasse.

Fundado em 1929, o Kasumigaseki Country Club é privado e já recebeu o Aberto Feminino nacional em 1999. De acordo com a organização olímpica, apesar das políticas internas, o local cumpriu todas as regras e requisitos. "O Comitê Organizador de Tóquio 2020 continuará estudando a política do clube sobre a elegibilidade dos membros e as reações da opinião pública", disse a entidade.

Leia mais: Olimpíada de Tóquio planeja show com estrelas cadentes artificiais

Polêmicas

Em abril do ano passado, o logotipo dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foi substituído após ter sido acusado de plágio. O novo símbolo possuí traços tradicionais japoneses e é assinado pelo artista Asao Takolo.

Além do logo e do clube de golfe, uma outra polêmica acerca da próxima Olimpíadas está no orçamento do evento. O comitê precisou modificar o original projeto do estádio olímpico após a duplicação de custos.

Link deste artigo: https://esporte.ig.com.br/maisesportes/golfe/2017-01-18/kasumigaseki-golfe-regra-sexista.html