Tamanho do texto

Ginasta vai precisas de, no mínimo, seis meses para começar a treinar. Seleção disputa o Campeonato Pan-Americano de maio

Jade Barbosa se lesionou no Mundial de Ginástica e desfalcou o Brasil arrow-options
Reprodução/ CBG
Jade Barbosa se lesionou no Mundial de Ginástica e desfalcou o Brasil

Jade Barbosa deu adeus às esperanças de disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na terça-feira, a ginasta de 28 anos foi submetida a uma de cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito.

A atleta do Flamengo, que se machucou há pouco mais de um mês no Mundial de Ginástica, em Stuttgart, na Alemanha, vai precisar de, no mínimo, seis meses para voltar a treinar.

Assim, não tem tempo para ficar 100% e disputar o Campeonato Pan-Americano de maio, último evento classificatório para Olimpíada do próximo ano. A seleção feminina não se classificou para o evento, execeto Flávia Saraiva que conseguiu ir após o sétimo lugar no individual geral no Mundial.

Na competição de maio, o Brasil vai poder classificar até mais duas ginastas, uma pelo circuito da Copa do Mundo por aparelho, outra pelo Pan da modalidade.

Jade Barbosa, atleta da ginástica olímpico arrow-options
Ricardo Bufolin/CBG/Divulgação
Jade Barbosa, atleta da ginástica olímpico

O médico que realizou o procedimento na ginasta, Dr. Rodrigo Sasson, considerou a cirurgia um sucesso, conforme a nota oficial divulgada pela CBG.

"A atleta Jade Barbosa foi submetida a tratamento cirúrgico na última terça-feira, dia 19, para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito que ela havia lesionado no Mundial de Stuttgart de ginástica artística. A cirurgia foi conduzida pelos médicos Rodrigo Sasson, do COB, e Marcos Teixeira, especialista em joelho, e foi um sucesso. Foram utilizados os tendões flexores para a reconstrução do ligamento. A atleta se encontra de alta, em fase inicial de reabilitação com a equipe multidisciplinar do COB e da CBG. Jade Barbosa possui ótima capacidade física e muscular e avaliações corporais e biomecânicas exemplares, o que facilitará seu pós-operatório e o retorno ao seu mais alto nível".