Tamanho do texto

Quarterbacks que passaram dos 40 anos (ou estão quase lá) não vão longe na temporada

O New England Patriots%2C de Tom Brady%2C já se despediu da temporada da NFL arrow-options
NFL Reprodução
O New England Patriots, de Tom Brady, já se despediu da temporada da NFL

Há um simbolismo, uma clara passagem de bastão na NFL . Quarterbacks que se acostumaram a estar no topo da liga nas últimas duas décadas, como  Tom Brady  e  Drew Brees , perderam espaço. A idade chegou e isso ficou claro pelos resultados da temporada regular e da primeira rodada dos playoffs da liga.

Os holofotes se voltam a nomes como Lamar Jackson, quarterback de 22 anos dos Baltimore Ravens, que é candidato a MVP da temporada. Na semifinal da AFC (Conferência Americana), ele será adversário dos Tennessee Titans, time que derrubou os atuais campeões New England Patriots , de Brady.

Aos 42 anos, o marido de Gisele Bündchen sucumbiu com mais uma atuação frustrante. Foi emblemático que a última jogada de Brady contra o Tennessee Titans tenha sido uma pick six (quando a defesa adversária intercepta o passe e anota o touchdown).

Os Titans superaram os atuais campeões por 20 a 13 muito pelo jogo do running back Derrick Henry (foram 182 jardas e um TD anotado). O quarterback Ryan Tannehill, de 31 anos, também teve papel fundamental na ascensão do time desde a semana 7, quando virou titular.

A eliminação dos Patriots deixa no ar uma interrogação sobre a continuidade de Tom Brady na franquia pela qual conquistou seis Super Bowls. Ele não tem contrato em vigor para 2020. E mais: lança uma incerteza sobre a continuidade da carreira de Brady, cujo plano inicial era atuar até os 45 anos. Ele preferiu não anunciar o futuro.

"É muito pouco provável (aposentadoria). Felizmente, pouco provável. Não quero especular muito sobre o futuro, mas, mais uma vez, não sei o que vai acontecer", disse.

Na AFC, há outro quarterback jovem e de qualidade: Patrick Mahomes , de 24 anos, que foi MVP da temporada passada pelos Kansas City Chiefs. Na semifinal da conferência, ele enfrentará os Houston Texans, que venceram os Buffalo Bills.

Na NFC (Conferência Nacional), foi marcante a eliminação dos New Orleans Saints de Drew Brees. A queda diante dos Minnesota Vikings foi decretada na prorrogação, por 26 a 20.

O quarterback de 40 anos perdeu cinco jogos da temporada por uma lesão na mão e até voltou bem para conduzir o time na campanha de 13 vitórias e três derrotas da temporada regular. Mas no jogo de ontem dos playoffs Brees falhou em momentos cruciais: uma interceptação e um fumble.

Na NFC, o QB sensação é Jimmy Garoppolo (28 anos), dos San Francisco 49ers . Curiosamente, o próprio Garoppolo chegou a começar a carreira como possível substituto de Tom Brady nos Patriots, mas a franquia optou por manter o multicampeão no posto. Não dá para dizer que foi um erro, já que títulos recentes foram levados para New England. Mas o cenário de continuidade para os Patriots é nebuloso.

O ano na NFL foi péssimo para outros “vovôs”, além de Brady e Brees: Eli Manning (38 anos) perdeu a titularidade e não deve seguir nos New York Giants. Philip Rivers (38) teve campanha pífia nos San Diego Chargers (5-11). Ben Roethlisberger (37) sofreu lesão séria no cotovelo na semana 2 e viu os Pittsburgh Steelers não chegar aos playoffs.