Tamanho do texto

Partida é um dos maiores eventos esportivos do mundo e bate recordes de arrecadação, transmissão e público

No próximo domingo, dia 5 de fevereiro, acontece a 51ª edição do Super Bowl, a final da NFL, liga nacional de futebol americano. O duelo entre Atlanta Falcons e New England Patriots será disputado no NRG Stadium, em Houston, Texas, e será acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo.

LEIA MAIS: Anel de campeão do Super Bowl ajuda na vida de 24 crianças na Tailândia

E para celebrar essa grande festa do esporte norte-americano e mundial, confira abaixo cinco curiosidades que a Fanato Esporte e Turismo separou sobre o Super Bowl .

Super Bowl é um dos maiores eventos esportivos do mundo
Twitter
Super Bowl é um dos maiores eventos esportivos do mundo

O nome

O termo foi criado por Lamar Hunt, em 1966, para o jogo que seria disputado no ano seguinte. Ele adaptou uma tradição americana que surgiu na década de 1920, onde o termo “Rose Bowl” foi criado para dar nome ao título mais importante do futebol americano universitário, e desde então, vem sendo utilizado em todo grande jogo de playoff até os dias de hoje.

LEIA MAIS: Super Bowl 51 vai gerar quase R$ 14 bilhões em apostas ilegais

Os algarismos romanos começaram a ser utilizados juntos ao nome a partir de 1971 com o objetivo de não confundir o torcedor, já que a temporada começa em um ano e termina no seguinte.

Na TV

Somente nos EUA, a última edição foi acompanhada por cerca de 112 milhões pessoas. Apesar de expressivo, a audiência é “apenas” a 3ª maior da história, ficando atrás das edições de 2014 e 2015, que mantém a primeira posição com aproximadamente 115 milhões de espectadores.

Super Bowl é sucesso de audiência na TV
Site oficial
Super Bowl é sucesso de audiência na TV


Na internet

E não é só na telinha que o Super Bowl faz sucesso. Somente no Twitter, estima-se que 17 milhões de mensagens, em mais de 3,8 milhões de contas, falavam sobre a 50ª edição do Super Bowl, que aconteceu em São Francisco no último ano.

Horário nobre

Cobiçado trofeu do Super Bowl
Divulgação
Cobiçado trofeu do Super Bowl

O custo para veiculação de materiais publicitários durante o jogo está entre os maiores do mundo. O preço dos anúncios para a edição passada chegou aos exorbitantes US$ 5 milhões por meio minuto de exibição da marca. Foram 500 mil dólares a mais a cada 30 segundos em relação à edição anterior.

Para esse ano o destaque promete ser o comercial da Hyundai, que será gravado, editado, e transmitido durante o jogo. 

O menu

Um jogo tão especial, com tanto acontecimentos, só poderia mesmo dar fome, e muito, em que acompanha. Asinhas de frango, pizzas, batatas chips, guacamole, hambúrgueres, refrigerantes e cervejas estão entre os comes e bebes preferidos dos torcedores norte-americanos.

LEIA MAIS: Ex-jogador da NFL culpa futebol americano por demência, Alzheimer e Parkinson

Estima-se que 14,5 toneladas de batatas, 1,25 bilhão de asinhas de frango, 1,8 tonelada de pipoca, 4 milhões de pizzas e 4 toneladas de guacamole são consumidas durante o jogo do Super Bowl. E que tal beber algo para acompanhar tudo isso? Pois é, e lá se vão 50 milhões de garrafas de cerveja.