Tamanho do texto

Campeão de uma das provas mais tradicionais do ciclismo, Michele Scarponi morreu aos 37 anos após ser atingido enquanto treinava em uma estrada

Michele Scarponi, campeão do Giro d'Italia, treinava em uma estrada de Filottrano, na região de Marcas
Reprodução/Facebook - Michele Scarponi
Michele Scarponi, campeão do Giro d'Italia, treinava em uma estrada de Filottrano, na região de Marcas

O ciclista italiano Michele Scarponi, campeão do Giro d'Italia, uma das provas mais tradicionais do ciclismo mundial, morreu na manhã deste sábado (22) ao ser atropelado enquanto treinava em uma estrada de Filottrano, na região central do país.

Leia também: Polícia alemã prende suspeito de ataque a ônibus do Borussia Dortmund

O acidente ocorreu por volta de 8h (horário local), quando Scarponi, de 37 anos, foi atingido em cheio por um caminhão de pequeno porte, cujo motorista, um homem de 57, não teria dado a preferência em um cruzamento. O condutor disse à Polícia que não viu o ciclista , mas ainda assim deverá ser processado por homicídio.

Nascido em 25 de setembro de 1979, Scarponi  era conhecido como "a Águia de Filottrano" devido às suas habilidades como escalador. Profissional desde 2002, ele alcançou seu maior feito em 2011, quando foi declarado campeão do Giro d'Italia após a desclassificação por doping do espanhol Alberto Contador.

Leia também: Messi e Cristiano Ronaldo se beijam em grafite de rua espanhola

"Tragédia infinita"

Scarponi seria capitão da equipe Astana, uma das mais fortes do ciclismo, na próxima edição da prova, que começa em 5 de maio. O esportista deixa a mulher e dois filhos gêmeos pequenos. "Não sei, não consigo acreditar, não tenho palavras, meu amigo", escreveu em sua conta no Twitter o principal ciclista da Itália na atualidade, Vincenzo Nibali.

Já Fabio Aru, substituído por Scarponi como capitão da Astana no Giro d'Italia 2017 após uma lesão, chamou o acidente de "tragédia infinita". "Não existem palavras, descanse em paz, meu amigo", disse. O próprio Contador, cujo doping deu o título  Scarponi em 2011, afirmou estar "paralisado" e que o italiano era "uma grande pessoa e sempre estava com um sorriso contagiante".

Além disso, todos os eventos esportivos realizados na Itália no fim de semana terão um minuto de silêncio para homenagear o ciclista.

Leia também: Semifinais da Liga dos Campeões terá novo confronto entre Real Madrid e Atlético