Tamanho do texto

Praticada cada vez mais ao redor do mundo, a corrida de rua não é nenhum bicho de sete cabeças para quem quer começar

Dicas para começar a praticar a corrida de rua
Reprodução
Dicas para começar a praticar a corrida de rua

Com certeza, hoje em dia, a corrida de rua é um dos exercícios físicos mais praticados no Brasil e no mundo. A facilidade de poder ser praticada em qualquer lugar, em conjunto com a busca de uma saúde melhor, faz com que cada vez mais homens e mulheres sejam vistos correndo por aí. Se você tem interesse na modalidade, mas não sabe como, confira abaixo algumas dicas básicas e comece a correr.

LEIA MAIS:  Com delegação recorde, atletismo não estipula meta de medalhas para a Olimpíada

Faça exame médico

O melhor a se fazer antes de começar a praticar qualquer exercício físico, e isso inclui a corrida de rua , é realizar exames médicos. O ideal é se consultar com um cardiologista, que vai analisar o seu sistema cardiovascular, e também um ortopedista, para observar se o seu corpo, principalmente os joelhos, estão prontos para a realização da atividade. 

Se alongue corretamente

Antes de iniciar a corrida, o ideal é que seja feito um alongamento das pernas - e também dos braços. Os movimentos corretos aumentam a flexibilidade e preparam os músculos para uma atividade física que requer força, como a corrida. Após o exercício, pegue mais leve no alongamento para não se lesionar.

Escolha corretamente os equipamentos

Na hora de ir às ruas, o ideal é se vestir com roupas leves e se munir de um par de tênis confortável - se possível, com sistema de amortecimento, o que irá diminuir no impacto da pisada e ainda proteger as articulações. Vista-se com camiseta e short de tecido sintético, o que facilita a perda de calor e são mais leves e confortáveis.

Beba bastante água

Não tem como você sair para praticar esse tipo de exercício sem ter o hábito de beber água - e bastante água. É sempre bom levar uma garrafa ou um squeeze com água e tomar durante o percurso, já que seu corpo vai eliminando-a no decorrer dos exercícios.

Respire da maneira certa

Aquela velha história que ouvimos quando crianças de que devemos inspirar pelo nariz e expirar pela boca é o ideal para a prática de corrida de rua. No quesito respiração não há segredo nenhum.

Não desista pela falta de ritmo

Talvez no início você sofra com falta de ritmo, ainda mais se não for acostumado com exercícios físicos, mas não desista, com o tempo o seu ritmo tende a aumentar e você estará apto para ingressar em provas grandes de corrida de rua , como a São Silvestre ou até uma maratona.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.