Fenômeno do esporte, Rayssa Leal, de apenas 17 anos, vive uma ascensão meteórica na carreira. Mesmo com pouca idade, a skatista se tornou referência mundial e já um dos ícones da modalidade no Brasil. Os feitos de Rayssa e o impacto midiático gerado em torno da jovem a colocam ao lado das lendas do skate brasileiro como Sandro Dias, o "Mineirinho", e Bob Burnquist .
O ano de 2025 consolidou a trajetória de Rayssa Leal como uma das maiores skatistas do mundo. A cereja do bolo foi conquistada há poucas semanas no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, onde a "Fadinha" levou o tetracampeonato do Super Crown.
Além do quarto título do Super Crown , Rayssa Leal faturou em 2025 o STU Pro Tour Porto Alegre; as etapas de Miami, EUA, e de Brasília do Street League Skateboarding (SLS); e o pentacampeonato do STU Pro Tour Rio de Janeiro. Em função dos estudos, ela optou por não participar da etapa da Copa do Mundo de Skate.
Ao todo, a maranhense soma 27 títulos na carreira. Ela também é duas vezes campeã do mundo; bicampeã dos X-Games; e medalhista olímpica nos jogos de Tokyo (prata) e Paris (bronze).
Rayssa faz aniversário no dia 4 de janeiro. Prestes a atingir a maioridade, ela deixa a impressão de que o sucesso nas pistas está só começando. O grande objetivo para os próximos anos é a medalha de ouro nas Olimíadas de Los Angeles, em 2028.
"Mineirinho"
O currículo e carisma deixam Rayssa no patamar de lendas do skate brasileiro. Sandro Dias, o "Mineirinho", é um dos grandes nomes da modalidade no país. Aos 50 anos, ele ainda participa de eventos e demonstrações radicais em megarampas.
Seis vezes campeão mundial, Sandro Dias foi referência na modalidade no começo dos anos 2000. Ele faturou também outro em três oportunidades nos X Games e se tornou o terceiro skatista no mundo a completar a manobra 900º — dois giros e meio no ar.
Bob Burnquist
Um dos pioneiros do esporte no Brasil, Bob Burnquist, 49 anos, é filho de mãe brasileira e pai estadunidense. Nascido no Rio de Janeiro, ele fez a carreira nos Estados Unidos e ditou tendência no final dos anos 90 e início do século 21.
Bob é o maior medalhista dos X Games (30 medalhas) e dez vezes campeão mundial. Além disso, o skatista foi personagem da franquia de videgame Toni Hawk's que virou febre entre os jovens brasileiros.