Verstappen correrá numa Ferrari 296 GT3
Reprodução/X
Verstappen correrá numa Ferrari 296 GT3

Tetracampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen competirá na  Nürburgring Langstrecken-Serie (NLS) neste sábado (27), na Alemanha, correndo com uma Ferrari 296 GT3, preparada pela Emil Frey Racing sob a bandeira da Verstappen.com Racing.

Um detalhe curioso sobre a "nova empreitada" em que o piloto correrá é o apelido do circuito em que a corrida será realizada. Conhecido como "Inferno Verde", o Nürburgring já registrou um grave acidente de Niki Lauda, em 1976.

Nurburgring conta com mais de 20 km de extensão
Reprodução
Nurburgring conta com mais de 20 km de extensão

O apelido foi dado ao circuito alemão devido à longa e desafiadora extensão (mais de 20 km), que atravessa florestas e montanhas, além de combinar condições climáticas adversas e um grande número de acidentes.

O nome de "Inferno Verde" acabou popularizado pelo piloto de F1 Jackie Stewart, que venceu na pista em condições extremas (névoa e chuva) no ano de 1968, e se referiu a ela como um "inferno" após o feito.


Acidente de Niki Lauda

Campeão mundial da Fórmula 1 em 1975, Niki Lauda fazia um início de temporada tranquilo, com cinco vitórias e outros três pódios nas primeiras nove corridas da temporada em que tinha como principal rival o inglês James Hunt. Tudo mudou na 11ª etapa da temporada, quando em Nürburgring, o então piloto da Ferrari sofreu um grave acidente.

Em 1º de agosto de 1976, o GP da Alemanha começou com um atraso de meia hora por conta da chuva que caía. Hunt largava na pole, enquanto Niki Lauda estava em 2º.

Acidente de Niki Lauda aconteceu em 1976
Reprodução/X
Acidente de Niki Lauda aconteceu em 1976

Apesar do início com pneus para pista molhada, Lauda e outros pilotos foram para o box e retornaram com pneus para pista seca. No retorno, o austríaco acelerava atrás de vários carros que estavam mais lentos, e ainda na segunda volta, quando estava se aproximando da curva Bergwerk, sua Ferrari apresentou falha na suspensão, balançou para a esquerda e depois acabou saindo para a direita da pista, resultando numa batida a quase 200 km/h.

Com o impacto que chegou a tirar o capacete do piloto, o tanque de combustível se rompeu, e assim um grande incêndio começou. O então campeão mundial ficou por quase 1 minuto dentro do cockpit que estava pegando fogo. 

Niki Lauda foi socorrido por outros pilotos enquanto o resgate não chegava, sofreu graves queimaduras no rosto e danos nos pulmões por conta da inalação da fumaça. Mesmo com a gravidade do caso, Lauda se recuperou e voltou às pistas apenas 43 dias depois do acidente. O circuito alemão, porém, foi cortado da F1.

Verstappen estreará sob chuva na GT3?

Max Verstappen correrá em outra modalidade no fim de semana sem F1
Reprodução/X
Max Verstappen correrá em outra modalidade no fim de semana sem F1

Para este sábado, a previsão para a estreia de Max Verstappen na GT3 é de condições climáticas ruins. 

A sessão de classificação, que foi marcada para 8h30 da manhã, deve acontecer com mínima de 8ºC e máxima de 9ºC, com garoa que pode vir a evoluir para chuva.

No horário da corrida, 12h, existe a expectativa de uma leve melhora com temperatura máxima de 12ºC e um céu parcialmente aberto, com possibilidade de sol, mas nada estável.


    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes