
Vivendo sua quinta temporada na Fórmula 1, o japonês Yuki Tsunoda, de 24 anos, finalmente se tornou um piloto Red Bull de forma oficial. Anteriormente na RB, a caçula da RBR, ele foi trocado com Liam Lawson depois de duas corridas na temporada.

O japonês Yuki Tsunoda estreará pela Red Bull correndo em seu país
Membro da academia de pilotos Red Bull desde 2019, quando competiu na Fórmula 3 e ficou com a 9ª colocação, Yuki se destacou em 2020, na Fórmula 2. Correndo pela Carlin, o japonês terminou a temporada na terceira colocação tendo um bom desempenho, com isso, foi promovido à AlphaTauri (atual RB) no ano seguinte, na vaga de Kyviat.
Em seus anos na AlphaTauri/RB, Tsunoda não conseguiu vitórias ou pódios, porém, demonstrou evolução nas pistas. Cobrado por Helmut Marko, consultor da RBR, em sua temporada de estreia muito por conta de batidas em classificações, o piloto ficou atrás de Gasly em seus dois primeiros anos na categoria.
Com 17 pontos em 2023, Yuki já conseguiu superar seus três companheiros juntos: Daniel Ricciardo, Nyck de Vries e Liam Lawson. No ano seguinte, fez a melhor temporada da carreira, alcançando 30 pontos e superando Ricciardo, que acabou demitido.
Tsunoda x Lawson

Tsunoda (esquerda) e Lawson (direita)
Depois da saída de Ricciardo, o neozelandês Liam Lawson foi efetivado como piloto titular da RB. Nas pistas, o desempenho de ambos foi parecido.
Para a surpresa de muitos que acreditavam que Yuki Tsunoda iria ser promovido à RBR após a saída de Sérgio Pérez por conta de sua experiência na F1, a equipe austríaca optou por ficar com Liam Lawson.
A ida de Tsunoda para a RBR aconteceu de forma polêmica. Após dois resultados ruins de Lawson nas duas primeiras etapas de 2025, a equipe decidiu mandar o neozelandês de volta para a RB e puxar Yuki para a vaga.
Carismático e... explosivo?
Nascido na cidade de Sagamihara, no Japão, Yuki Tsunoda é o menor piloto do grid, com apenas 1,59m de altura. Carismático, o japonês leva consigo um contraste inusitado: um temperamento levemente explosivo, que às vezes gera debates ásperos com os engenheiros no rádio da equipe.
Acesse nossa página e confira as principais notícias dos esportes no Brasil e no mundo.