Morreu nesta quinta-feira (12) Amaury Antônio Pasos, lenda do basquete, aos 89 anos. A morte aconteceu um dia após o seu aniversário, comemorado nesta quarta-feira (11).
A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o velório será realizado na Rua São Carlos do Pinhal, 376, em São Paulo, entre 10h e 18h.
“Amaury foi um gigante, um homem na vida e uma lenda no basquete. Tenho a satisfação de tê-lo tido como amigo e também como técnico. Um dos maiores não só do Brasil, mas como da história. É uma perda irreparável. Nosso corpo tem prazo aqui na Terra, mas o legado dele é eterno e suas histórias e feitos serão lembrados por gerações”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Guy Peixoto Jr.
Amaury foi peça-chave nos títulos mundiais de 1959 e 1963, além de contribuir para o bronze olímpico em duas ocasiões, nos Jogos de Roma 1960 e Tóquio 1964. Sua trajetória também inclui quatro títulos do Campeonato Sul-Americano, consolidando o Brasil como uma potência da modalidade.
A lenda do basquete ainda teve seu talento individual reconhecido ao ser eleito o MVP em duas edições do Mundial, um feito que eterniza sua importância na história do basquete brasileiro e mundial.
O ex-atleta atuou no Corinthians de 1966 a 1972, conquistando cinco títulos metropolitanos, três títulos paulistas, dois títulos brasileiros e duas edições do Campeonato Sul-Americano. Em nota, o clube lamentou a morte de Amaury.
“É com imenso pesar que o Sport Club Corinthians Paulista informa o falecimento do ex-atleta de basquete do Timão, Amaury Pasos, aos 89 anos. Em outubro deste ano, o Departamento Cultural do Clube teve a honra de eternizar o ídolo em vida com um busto na entrada do Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques, no Parque São Jorge. O Corinthians se solidariza com a família e amigos neste momento de luto”, disse.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.