A nadadora americana Ali Truwit, de 23 anos, conquistou nesta sexta-feira (6) a medalha de prata na prova dos 400 metros livre feminino S10, pelo Jogos Paralímpicos. Além da conquista, ela estabeleceu um novo recorde de seu país com tempo de 4:31.39.
O feito ficou ainda maior pelo histórico recente da americana. Em 24 de maio do ano passado, Truwit foi atacada por um tubarão enquanto nadava no mar paradisíaco das Ilhas Turcas e Caicos, perto da Jamaica, no Caribe. Imediatamente, a jovem lutou contra o animal e nadou até o barco mais próximo em busca de ajuda.
Truwit foi levada para um hospital mais próximo. Em seguida, a nadadora foi transportada através de um helicóptero para os Estados Unidos, onde foi submetida a três cirurgias e precisou passar por uma amputação transtibial, abaixo do joelho.
“Quando você realmente enfrenta a morte e entende o que uma segunda chance na vida significa, você quer aproveitar ao máximo”, disse Truwit após faturar a medalha.
Em entrevistas logo após o acidente, a nadadora disse que viveu "vários dias sombrios”. Apesar disso, a jovem teve força mental para focar em sua recuperação. A ideia de Truwit, em um primeiro momento, era competir nas Paralimpíadas de Los Angeles 2028, mas tudo mudou após bons resultados.
Nas provas paralímpicas dos EUA em Minneapolis, no final de junho deste ano, Truwit venceu os 100m costas, 400m livre e 100m livre.