O havaiano John John Florence se sagrou tricampeão mundial de surfe, nesta sexta-feira (6), ao derrotar o brasileiro Ítalo Ferreira na grande decisão da WSL Finals , realizada em Trestles, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Melhor surfista do circuito ao longo da temporada, John John Florence entrou no Finals como favorito, apenas esperando o seu adversário na final. O oponente foi o brasileiro Ítalo Ferreira, que despachou Ethan Ewing, Jack Robinson e Griffin Colapinto mais cedo para chegar às baterias decisivas.
Em uma melhor de três baterias, John John levou a melhor na primeira de maneira polêmica. Com uma questionável nota 8,33 nos segundos finais, o havaino superou Ítalo Ferreira por 15,50 a 15,33. Na segunda bateria, o havaiano mostrou superioridade, aproveitou as melhores ondas e ganhou de Ítalo Ferreira por 18,13 a 16,60.
Com o resultado, John John Florence chega ao terceiro título na WSL - ele já havia faturado o troféu em 2016 e 2017. Ele, assim, iguala os também tricampeões. Gabriel Medina, Mick Fanning, Tom Curren e Andy Irons. O norte-americano Kelly Slater, com 11 troféus, é o maior campeão.
Fim da hegemonia brasileira
John John, ainda, interrompe uma sequência de títulos de cinco títulos seguidos do Brasil na WSL - Filipe Toledo (2023 e 2022), Gabriel Medina (2020 e 2018) e o próprio Ítalo Ferreira (2019) ganharam as edições anteriores. Vale lembrar que o campeonato foi cancelado em 2021 devido à pandemia do novo coronavírus.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso Canal no WhatsApp e da nossa Comunidade no Facebook.