O canal por assinatura Disney+ lançou nesta quinta-feira (5), em coletiva de imprensa realizada no World Trade Center São Paulo, o novo documentário em série “Guga por Kuerten”, que conta a história de Gustavo Kuerten, maior tenista da história do Brasil.
Além de Guga, o evento contou com a presença do irmão do tenista, Rafael Kuerten, e a mãe de Guga, Alice Kuerten. Os assinantes do canal terão acesso aos episódios apenas no dia 10 de setembro, dia do aniversário do tenista.
A Disney+, porém, apresentou os dois primeiros episódios à imprensa como “aperitivo”. Ao todo, são capítulos com depoimentos de Guga, familiares, jornalistas, além de importantes revelações do técnico Larri Passos, que ficou marcado por assumir o papel de pai, visto que Aldo Kuerten morreu quando o tenista tinha oito anos.
“Eu lembro a primeira entrevista que eu fiz e não saia nada. Já foi muito mais difícil dar entrevista e ser ator [...] É um sabor de reviver todas essas lembranças, que são formidáveis e marcaram nossas vidas”, disse Guga, ao ser questionado sobre ser “ator” na série.
Com feitos históricos mostrados no documentário, Guga foi questionado sobre ser um ídolo em território nacional.
“Como criança, olhamos os jogadores e queremos ser fantásticos, mas não imaginamos ídolos. Quando criança, meu ciclo era jogar tênis e ter conquistas. Até hoje, é bem natural olhar o projeto em si, essa admiração, de tudo que foi necessário. Essa é a principal mensagem... o nível de dedicação”, afirmou.
A série com declarações de nomes importantes do tênis mundial. O espanhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic foram um dos entrevistados e falaram sobre Gustavo Kuerten ao longo dos episódios.
“Tem que parar para pensar (sobre ser refêrencia para grandes nomes do tênis). Não é uma reflexão natural para mim. Eu sempre fui muito devoto ao tênis. E cheguei com um nível de respeito e admiração por todos acima da média. Isso traz uma resposta proporcional ao que eles enxergam e admiram. É uma nova composição do efeito número um. Isso foi uma virada para o tênis... Sim, tem um respeito enorme, é lindo perceber o respeito do Nadal, Djokovic... conseguir impactar atletas que são tão formidáveis. Isso era impossível prever”, completou Guga.
Durante a carreira, Gustavo Kuerten conquistou mais de 400 vitórias e 28 títulos, somando o circuito de simples e duplas, e foi eternizado no Hall da Fama do tênis em 2012. Com apenas 20 anos, conquistava de forma inédita Roland Garros, em 1997. Ele voltou ao lugar mais alto do tênis mundial em 2000 e 2001.