O nadador mineiro Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, segue fazendo história em Paris 2024. Ele venceu a prova dos 200m livre, da classe S2 (limitações físico-motoras), nesta segunda-feira (2), e alcançou a sua terceira medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos.
O brasileiro terminou a prova com o tempo de 3min58s92. Vladimir Danilenko (Atletas de Países Neutros) ficou com a medalha de prata, com o tempo de 4min14s16, e o chileno Alberto Caroly Abarza Diaz completou o pódio (4min22s18). Gabriel marcou o recorde das Américas com o tempo.
Porta-bandeiras da delegação brasileira, Gabrielzinho já havia vencido as provas dos 100m e dos 50m costas, também da classe S2. Além disso, ele quebrou o próprio recorde mundial na prova dos 150m medley (S1, S2 e S3). Por se tratar de uma prova multiclasses, o atleta competiu com atletas com graus diferentes de comprometimento físico-motor e terminou em quarto.
Com a vitória, Gabrielzinho se tornou bicampeão paralímpico dos 200m livre — marca que ele também detém nos 50m costas. Ao todo, o nadador nascido em Santa Luzia, soma seis medalhas em duas edições dos Jogos Paralímpicos. Ele também foi prata nos 100m costas em Tóquio 2020.
Veja abaixo galeria de fotos do nadador Gabrielzinho: