A nadadora estadunidense Ali Truwit , de 24 anos, vai em busca de uma medalha nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 , que começam nesta semana. A curiosidade no caso da norte-americana, porém, é que ela sequer pensava em Paralimpíadas há cerca de um ano. Até maio de 2023, a jovem não tinha nenhum tipo de deficiência. Tudo mudou após um ataque de tubarão.
Em 24 de maio do ano passado, Truwit foi atacada por um tubarão enquanto nadava no mar paradisíaco das Ilhas Turcas e Caicos, perto da Jamaica, no Caribe. Imediatamente, a jovem lutou contra o animal e nadou até o barco mais próximo em busca de ajuda.
"Meu pensamento imediato foi: 'Estou louca ou não tenho um pé agora?'", disse Truwit, em entrevista à CBS News, nesta segunda-feira (26). "Foi uma imagem muito difícil para mim. Mas você entra imediatamente em ação", continuou a estadunidense.
Truwit foi levada para um hospital mais próximo. Em seguida, a nadadora foi transportada através de um helicóptero para os Estados Unidos, onde foi submetida a três cirurgias e precisou passar por uma amputação transtibial, abaixo do joelho.
Paris 2024
À emissora dos EUA, Truwit disse que viveu "vários dias sombrios" após o ataque. Apesar disso, a jovem teve força mental para focar em sua recuperação e concentrar energias na natação paralímpica.
A ideia da jovem, em um primeiro momento, era competir nas Paralimpíadas de Los Angeles 2028. Seu esforço e o bom desempenho nas piscinas, porém, garantiram a presença nos Jogos de Paris 2024.
Nas provas paralímpicas dos EUA em Minneapolis, no final de junho deste ano, Truwit venceu os 100m costas, 400m livre e 100m livre. Agora, ela chega como uma das candidatas ao pódio na capital francesa.
"Um ano atrás, eu estava apenas trabalhando para voltar para a água", disse Truwit. "Agora eu volto para a água e aquela sensação de alegria volta, e o sorriso volta. Ter isso de novo é algo pelo qual sou muito grata. Honestamente, é um dos momentos da minha carreira de natação do qual mais me orgulho porque sei quanto trabalho deu."
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso Canal no WhatsApp e da nossa Comunidade no Facebook.