Ponto de Cultura promove primeiro campeonato regional de capoeira em Los Angeles
Divulgação
Ponto de Cultura promove primeiro campeonato regional de capoeira em Los Angeles


Na última semana, entre os dias 16 a 21 de julho, o Culver City Senior Center, em Los Angeles, na Califórnia, recebeu mais de 1500 pessoas de todo o mundo para o maior festival de capoeira da região: o Ponto de Cultura.

Promovido por Mestre Boneco/Beto Simas e o Grupo Capoeira Brasil, o evento reuniu mestres, atletas e entusiastas da capoeira para workshops , rodas, graduação de cordas, formatura de novos mestres e a sexta edição do Volta do Mundo Bambas (VMB) – a primeira em solo norte-americano. Cinco atletas do Brasil, México, Estados Unidos e Chile levaram o prêmio de US$ 2.500 e o troféu da competição em suas categorias.

O Ponto de Cultura é um projeto idealizado e promovido por Mestre Boneco/Beto Simas com o intuito de integrar capoeiristas e formar novos. Com atividades para pessoas de todos os níveis, a imersão promove a troca de saberes entre gerações, um valor fundamental do esporte.

A edição de 2024 contou com a celebração dos 35 anos do Grupo Capoeira Brasil, liderado pelo Mestre Boneco que conta que é um momento importante para a sua carreira e a dos mestres que ele formou. “Esse ano nós fizemos estratégicamente o VMB dentro do Ponto de Cultura porque nele nós formamos 6 cordas pretas”, comenta Mestre Boneco/Beto Simas, sobre ter unido pessoas de diferentes continentes no evento. 

Grandes talentos se apresentaram na primeira edição internacional do VMB, distribuidos em quatro categorias. Maya Andorinha (Los Angeles, CA) e Mia Esforçada (Los Angeles, CA) competiram com habilidade e determinação, ao lado de Isani Borracha (Seattle, WA) e Zion Aranha (Seattle, WA) na categoria Kids.

A categoria Teens (juvenil) apresentou performances animadas de Gui Melgaco (San Francisco, CA), o vencedor da categoria, e Nischal Atento (Los Angeles, CA), que cativaram o público com sua agilidade e técnica.

A categoria feminina destacou as proezas de Taylor Sem Parar (Los Angeles, CA) e Maratona Jackson (Nova Orleans, LA), bem como a dupla dinâmica de Catalina Loira (Miami, FL) e Carla Aroeira (Santiago, CHL).

Por fim, na categoria masculina, Wendel Cobra (Minas Gerais, BR) e Doiny Borracha (Boynton Beach, FL), assim como Alisson Mascara (San Francisco, CA) e Rafinha Manzo (São Paulo, BR & MX), apresentaram performances de destaque.

Além deles, marcaram presença na tarde do VMB e nos dias de workshop e rodas do Ponto de Cultura os capoeiristas e artistas Raphel Logam, Bruno Gissoni e Yanna Lavigne. Parabéns aos vencedores das partidas: Taylor Sem Parar, Carla Aroeira, Wendel Cobra e Rafinha Manzo.

O fundador do VMB, Saverio Scarpati, comenta que o propósito da marca é abrir mercado na capoeira com “inovação, credibilidade e conexão”. “Um dos pilares do VMB é a conexão, e a conexão trazendo capoeiristas de vários continentes! A capoeira está em mais de 160 países e 5000 municípios do Brasil, então temos muita gente pra conectar com essa paixão que já existe”, disse Scarpati.

Mestre Boneco/Beto Simas e todos do Grupo Capoeira Brasil agradecem a todos os patrocinadores e parceiros do evento: On Set, Hollyland, Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles, Sabor de Casa Catering, Amaz e Hi Brazil Market.

A próxima edição do Ponto de Cultura acontecerá em 2025. Para mais informações, visite www.capoeirabrasil.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!