Na última semana, entre os dias 16 a 21 de julho, o Culver City Senior Center, em Los Angeles, na Califórnia, recebeu mais de 1500 pessoas de todo o mundo para o maior festival de capoeira da região: o Ponto de Cultura.
Promovido por Mestre Boneco/Beto Simas e o Grupo Capoeira Brasil, o evento reuniu mestres, atletas e entusiastas da capoeira para workshops , rodas, graduação de cordas, formatura de novos mestres e a sexta edição do Volta do Mundo Bambas (VMB) – a primeira em solo norte-americano. Cinco atletas do Brasil, México, Estados Unidos e Chile levaram o prêmio de US$ 2.500 e o troféu da competição em suas categorias.
O Ponto de Cultura é um projeto idealizado e promovido por Mestre Boneco/Beto Simas com o intuito de integrar capoeiristas e formar novos. Com atividades para pessoas de todos os níveis, a imersão promove a troca de saberes entre gerações, um valor fundamental do esporte.
A edição de 2024 contou com a celebração dos 35 anos do Grupo Capoeira Brasil, liderado pelo Mestre Boneco que conta que é um momento importante para a sua carreira e a dos mestres que ele formou. “Esse ano nós fizemos estratégicamente o VMB dentro do Ponto de Cultura porque nele nós formamos 6 cordas pretas”, comenta Mestre Boneco/Beto Simas, sobre ter unido pessoas de diferentes continentes no evento.
Grandes talentos se apresentaram na primeira edição internacional do VMB, distribuidos em quatro categorias. Maya Andorinha (Los Angeles, CA) e Mia Esforçada (Los Angeles, CA) competiram com habilidade e determinação, ao lado de Isani Borracha (Seattle, WA) e Zion Aranha (Seattle, WA) na categoria Kids.
A categoria Teens (juvenil) apresentou performances animadas de Gui Melgaco (San Francisco, CA), o vencedor da categoria, e Nischal Atento (Los Angeles, CA), que cativaram o público com sua agilidade e técnica.
A categoria feminina destacou as proezas de Taylor Sem Parar (Los Angeles, CA) e Maratona Jackson (Nova Orleans, LA), bem como a dupla dinâmica de Catalina Loira (Miami, FL) e Carla Aroeira (Santiago, CHL).
Por fim, na categoria masculina, Wendel Cobra (Minas Gerais, BR) e Doiny Borracha (Boynton Beach, FL), assim como Alisson Mascara (San Francisco, CA) e Rafinha Manzo (São Paulo, BR & MX), apresentaram performances de destaque.
Além deles, marcaram presença na tarde do VMB e nos dias de workshop e rodas do Ponto de Cultura os capoeiristas e artistas Raphel Logam, Bruno Gissoni e Yanna Lavigne. Parabéns aos vencedores das partidas: Taylor Sem Parar, Carla Aroeira, Wendel Cobra e Rafinha Manzo.
O fundador do VMB, Saverio Scarpati, comenta que o propósito da marca é abrir mercado na capoeira com “inovação, credibilidade e conexão”. “Um dos pilares do VMB é a conexão, e a conexão trazendo capoeiristas de vários continentes! A capoeira está em mais de 160 países e 5000 municípios do Brasil, então temos muita gente pra conectar com essa paixão que já existe”, disse Scarpati.
Mestre Boneco/Beto Simas e todos do Grupo Capoeira Brasil agradecem a todos os patrocinadores e parceiros do evento: On Set, Hollyland, Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles, Sabor de Casa Catering, Amaz e Hi Brazil Market.
A próxima edição do Ponto de Cultura acontecerá em 2025. Para mais informações, visite www.capoeirabrasil.com .