Jogador de hóquei da Austrália, Matt Dawson tomou uma decisão extrema para conseguir estar apto para disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O atleta de 30 anos amputou parte do dedo anelar da mão direita após ter quebrado o membro recentemente.
Dawson explicou, nesta sexta-feira (19), que os médicos o aconselharam a engessar o dedo e recuperá-lo gradualmente, o que poderia comprometer sua partição nas Olimpíadas, ou cortar a parte superior. Ele escolheu a segunda opção e foi operado esta semana.
"Tomei essa decisão com o aval do cirurgião, não apenas para ter a chance de jogar em Paris, mas para a minha vida futura", disse Matt, em entrevista ao canal australiano 'Channel Seven'. E completou: "A melhor opção era remover a parte superior do dedo. É uma pequena mudança e um desafio empolgante".
Técnico de Matt, o australiano Colin Batch destacou o compromisso e mérito do jogador por tomar a decisão.
"Não é algo que um treinador possa decidir por um jogador. Todo o mérito é de Matt. É evidente que ele se envolveu de tal maneira para jogar em Paris... Não tenho certeza se eu faria o mesmo", disse Batch.
A seleção da Austrália de hóquei é atual medalhista de prata dos Jogos Olímpicos, tendo perdido a final de Tóquio nos pênaltis para a Bélgica. A sua estreia em Paris-2024 está marcado para o próximo dia 27 de julho, contra a Argentina, seleção campeã olímpico no Rio-2016.
Veja abaixo galeria de fotos do uniforme da delegação brasileira para abertura dos Jogos Olímpicos 2024:
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.